A Diretoria de Sustentabilidade ficará aos cuidados da professora Rosana Colombara, cuja jornada acadêmica e profissional é marcada pelo comprometimento com o meio ambiente e a busca por soluções inovadoras. Natural da cidade de São Paulo, Rosana graduou-se no Bacharelado em Química do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição também realizou seu mestrado e doutorado em Química Analítica.
Sua trajetória na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou em 1997, quando ingressou na instituição como professora do Departamento de Química. Desde então, ela tem contribuído não apenas para o ensino e a pesquisa, mas também para a gestão e o desenvolvimento institucional. Em 2003, Rosana assumiu a coordenação do curso de Química, cargo que ocupou por uma década, período em que se dedicou ao crescimento e à excelência da graduação. Ao mesmo tempo foi vice-diretora do Instituto de Ciências Exatas (ICE), por dois mandatos: 2006-2009 e 2010-2014.
Foi durante sua atuação na coordenação do curso de Química que a docente se envolveu ainda mais com questões de sustentabilidade, participando ativamente da implantação de iniciativas voltadas para o gerenciamento de resíduos sólidos e a conscientização ambiental na UFJF. Sua visão de uma universidade mais responsável e engajada levou-a a assumir um novo desafio em 2015, quando foi criada a Coordenação de Sustentabilidade.
Rosana é uma entusiasta da natureza e dos animais, paixões das quais se aproximou ainda mais com os projetos institucionais nos quais esteve inserida. Fora da instituição, Rosana encontra tempo para cuidar de seu jardim e de seus cachorros, atividade que se tornou essencial para seu relaxamento e bem-estar. Para a professora, passar uma manhã ou uma tarde entre as plantas é uma experiência revigorante e terapêutica.
Com a mudança da antiga Coordenação de Sustentabilidade para uma pró-reitoria, a diretora planeja ampliar ainda mais o alcance de suas ações, integrando projetos e trabalhos já existentes e buscando novas maneiras de tornar a UFJF um exemplo de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Para Rosana, a preservação ambiental vai além de simplesmente adotar práticas ambientalmente conscientes; é uma questão de cuidar da vida e dos recursos naturais para as gerações futuras.