(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)


Natural de Barbacena (cidade localizada a 100 Km de Juiz de Fora), Raquel Machado mantém uma estreita relação com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) há cerca de oito anos. Na ocasião, Raquel ingressou na Universidade como servidora técnico-administrativa em educação (TAE) e foi designada para a Secretaria Geral. 

Formada em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), com pós-graduação em Direito pela mesma instituição, para Raquel, a jornada na UFJF tem sido profundamente enriquecedora. Nesse percurso, ela teve a chance de desempenhar um papel ativo no Conselho Superior (Consu), contribuindo para importantes decisões que afetam a comunidade acadêmica.

A nova chefe de gabinete valoriza o fato de que a gestão está abrindo espaço para mais uma servidora técnica na equipe do gabinete e encara o futuro com determinação para enfrentar os desafios com coragem e resiliência.  Raquel acredita na existência de um ambiente de trabalho amigável, onde o crescimento pessoal e profissional seja incentivado. 

Além das responsabilidades profissionais, ela reserva tempo para nutrir sua paixão pela culinária, além de conviver com a filha, Maria Luisa, e o esposo, Fabrício. As visitas aos familiares em Barbacena também fazem parte da rotina da servidora, que busca um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal.