A família, os amigos, a educação e a militância pela saúde pública de qualidade são aspectos norteadores na trajetória da pró-reitora adjunta de Graduação, Beatriz Farah. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a professora tem mestrado pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Oriunda de Juiz de Fora, Bia, como é chamada no cotidiano, tem toda a sua carreira atrelada ao serviço público, inicialmente na atenção primária à saúde e, posteriormente, como professora da UFJF.
A valorização dos trabalhadores da saúde e a articulação do ensino com o serviço na formação dos futuros profissionais da área também são defendidos pela professora e, participar da gestão de uma mulher que, assim como ela, é enfermeira, é motivo de satisfação. Bia considera a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) como o coração da Universidade, o espaço em que se trabalha para desenvolver os cursos em busca de excelência acadêmica e na formação de cidadãos comprometidos com as questões sociais.
Para a pró-reitora adjunta, o trabalho na gestão envolve acolher, entender, observar. Enfim, cuidar das pessoas. A importância do diálogo como instrumento de mediação nas questões da Universidade também é um fator valorizado pela professora e apontado por ela como um princípio da nova gestão
Bia se vale da corrida para recarregar as energias. Mas não só: também nos almoços de domingo, em que recebe a família. Ao fazer seus bolos, tarefa que adora executar. Nos cafezinhos com os amigos. E no convívio com o marido, Fernando (com quem vive há mais de quatro décadas), as duas filhas, as duas netas e as irmãs.