A última Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Hospitais Universitários Federais, referente ao ano de 2023, revelou um índice de 99,09% de satisfação com o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh). No total, 1.322 pessoas avaliaram cinco itens: roupa/limpeza/lixo, estrutura, atendimento no Ambulatório, atendimento na Internação e refeições.
Ao responderem à pergunta: “De forma geral, como você se sente após a utilização dos serviços do HU”, 90,54% disseram estar muito satisfeitos e 8,55%, satisfeitos. A instituição teve uma nota média de 9,7 pelos serviços oferecidos. Além disso, a pesquisa também mostrou um alto índice de pessoas que indicam o HU-UFJF: 98,34%. Nacionalmente, o levantamento apontou que 97,5% dos entrevistados indicariam o hospital universitário federal em que foram atendidos a familiares e amigos.
Na avaliação de cada item da pesquisa, as notas foram as seguintes:
Roupa/Limpeza/Lixo – 9,80
Estrutura – 9,67
Atendimento Ambulatório – 9,72
Atendimento Internação – 9,73
Refeições – 9,66
Na avaliação do superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo, os números comprovam a excelência do trabalho realizado no Hospital. “Os resultados da Pesquisa de Satisfação do Usuário SUS e seus familiares sobre o HU-UFJF foram extremamente positivos e refletem todo o cuidado, a atenção e a qualidade do atendimento da equipe de trabalhadores, docentes, residentes e discentes do Hospital. Isto nos leva a uma contínua busca pela melhoria na qualidade dos serviços prestados pela instituição”.
Conduzida pela Ouvidoria-Geral da Rede Ebserh, a pesquisa ouviu 43.851 pessoas entre 2 de janeiro e 31 de dezembro de 2023 em todos os 41 hospitais da Rede Ebserh. Entre os objetivos da iniciativa estão fornecer um diagnóstico para as áreas de governança, dar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito aos itens avaliados na pesquisa a partir do olhar e da experiência dos próprios usuários, identificar e fortalecer pontos fortes, identificar e aprimorar fragilidades, para melhor atender pacientes, acompanhantes, trabalhadores e comunidade acadêmica.
Os usuários puderam opinar de diversas formas: formulário eletrônico disponível em cartazes por meio de QR Code, contato telefônico feito por profissionais do hospital e formulários físicos disponibilizados em áreas específicas dos hospitais.
Segundo o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, “a realização periódica de pesquisas de satisfação dos usuários, além de atender a dispositivos legais, oportuniza a busca da melhoria contínua na prestação de serviços ao cidadão e usuário dos serviços públicos.” Ele também destacou a amplificação das formas de contato e do prazo de coleta, fator que gerou um maior índice de participação.
Como explica o ouvidor do HU-UFJF, Sebastião Marsicano Júnior, a Ouvidoria executou a Pesquisa de Satisfação do Usuário em todas as suas fases. “Ao término desta, tivemos a enorme satisfação com o resultado positivo alcançado pelo Hospital nas avaliações apresentadas pelos usuários do SUS”, destaca.
Os resultados foram disponibilizados em painéis, acessíveis tanto ao público externo quanto aos gestores. Confira os detalhes.
A Pesquisa de Satisfação dos Usuários é aplicada desde 2014, sendo responsável por mudanças em diversos hospitais da rede, de forma a atender melhor pacientes, acompanhantes, trabalhadores e comunidade acadêmica.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.