A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convocou 289 novos aprovados por meio da primeira lista de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 para o primeiro semestre letivo. As vagas são para candidatos inscritos em cursos disponibilizados no campus sede e no de Governador Valadares.
Os convocados devem fazer a pré-matrícula até domingo, 3 de março, além de encaminhar a documentação exigida, no período de 5 a 8 do mesmo mês. Os procedimentos são on-line e obrigatórios.
O candidato que enfrentar qualquer dificuldade na realização da pré-matrícula deve enviar e-mail para cdara@ufjf.edu.br, informando o ocorrido. Não serão aceitas matrículas após o período estabelecido. A próxima lista de reclassificação do Pism está prevista para ser divulgada dia 13 de março.
Como enviar a documentação?
Para envio de documentos para a matrícula, o candidato aprovado deve acessar a página do Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.
Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior).
Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar usuário (CPF) e senha.
O candidato deve ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos dos anexos da Resolução de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso.
Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e pdf; o limite de tamanho para cada arquivo enviado é de 3MB. Para escanear por meio do celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.
Caso tenham dificuldade de acesso à internet ou com a digitalização, os aprovados podem recorrer à Central de Atendimento da UFJF, localizada no prédio da Reitoria/Biblioteca, no centro do campus, ou ao Setor de Graduação do campus de Governador Valadares. O candidato interessado em utilizar os equipamentos disponíveis nestes locais deverá, obrigatoriamente, agendar previamente através dos seguintes canais de atendimento: em Governador Valadares, pelo e-mail graduacao.gv@ufjf.br; e, em Juiz de Fora, pelo faleconosco@ufjf.br ou por telefone/WhatsApp (32) 2102-3911.
Os interessados em utilizar a estrutura física devem estar cientes de que esses setores não realizam conferência de documentos escaneados e/ou enviados, sendo responsabilidade exclusiva do candidato a seleção e o envio correto dos documentos.
Confira as orientações para envio da documentação.
Outras informações
Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)