Estão abertas as inscrições para os cursos de especialização em “Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil”, e em “Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres”, ambos na modalidade a distância, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São 300 vagas gratuitas, 150 em cada curso, distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Bicas, Cataguases, Ilicínea, São João Del Rey e Conselheiro Lafaiete. As atividades estão previstas de forma assíncrona e síncrona por videoconferência, e uso de metodologias ativas com participação e engajamento dos alunos.
Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil
De acordo com o coordenador da pós-graduação, Jordan Sousa, essa especialização visa desenvolver práticas preventivas e inovadoras nas ações institucionais de proteção e defesa civil. “Ele busca instrumentalizar os participantes para atuar ativamente na adoção de políticas públicas, capacitar agentes públicos em funções multidisciplinares, formar gestores para administrar sistemas públicos e intervir na realidade social, política e econômica em áreas de riscos. O pensamento sistêmico na resiliência a desastres é um dos focos do curso”, ressalta.
Os egressos podem atuar em várias áreas, incluindo coordenações de Proteção e Defesa Civil em níveis municipal, estadual e federal, em Corpos de Bombeiros Militares, na administração de sistemas públicos e em setores de risco e gestão de desastres. Eles também podem contribuir com políticas públicas para gestão de áreas de risco.
Souza comenta que um aluno especializado neste curso estará capacitado com habilidades e competências em áreas multidisciplinares, como engenharia, geoprocessamento, direito, riscos cibernéticos e resiliência a desastres, focando em ações preventivas. “Este conhecimento o diferencia ao permitir uma atuação estratégica e eficiente na redução de desastres, colaborando significativamente com a Estratégia Internacional de Redução de Desastres. Além disso, há prefeituras que valorizam a pós-graduação como incentivo à progressão e promoção na carreira pública.”
As inscrições acontecem até às 16h do dia 9 de fevereiro. A seleção dos candidatos será feita por uma banca composta por três membros indicados pela coordenação do curso. A divulgação do resultado parcial está prevista para 15 de fevereiro, após às 18h, no site do Cead. O resultado dos recursos e o resultado final devem ser divulgados em 20 de fevereiro, a partir das 18h.
Inscrições aqui.
Clique aqui para ver o edital.
Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres
O curso tem como objetivo principal capacitar agentes públicos que atuam no setor educacional ou outros setores ligados a escolas para fortalecer a preparação, mitigação, recuperação e capacidade de resposta frente a desastres nas instituições de ensino.
Segundo a coordenadora, Gislaine dos Santos, este programa busca oferecer uma formação abrangente, que combina aspectos práticos e teóricos para gerenciar e implementar práticas de segurança e resiliência escolar. “Os participantes aprenderão a integrar os conceitos de proteção e defesa civil em práticas pedagógicas, alinhados com as diretrizes nacionais, a Estrutura de Segurança Escolar Abrangente 2022-2030 e o Marco de Sendai. Além disso, o curso enfatiza uma abordagem sistêmica na resiliência a desastres para promover ambientes educacionais seguros, intervindo efetivamente na realidade social, política e econômica das áreas de risco”, frisa.
Segundo Gislaine, os profissionais especialistas em “Escolas Resilientes e Educação para Redução do Risco de Desastres” se destacam por sua capacidade de integrar conhecimentos na temática de resiliência e redução do risco de desastres com práticas educacionais. “Eles são fundamentais para implementar práticas e políticas de prevenção e resposta a desastres em ambientes educacionais, promovendo a segurança e a resiliência nas escolas. Além disso, são preparados para liderar iniciativas de segurança, influenciar políticas educacionais e desenvolver estratégias eficazes de preparação, mitigação e recuperação de desastres. Com uma abordagem multidisciplinar e sistêmica, eles contribuem não apenas para instituições educacionais e comunidade, mas também para órgãos governamentais e setores relacionados à gestão de desastres”.
As inscrições acontecem até às 16h de 26 de fevereiro. A seleção dos candidatos é feita por uma banca composta por três membros indicados pela coordenação do curso. A divulgação do resultado parcial está prevista para 6 de março, após às 18h, no site do Cead. O resultado dos recursos e o resultado final serão divulgados no dia 8 de março, a partir das 18h.