Atualização postada às 11:02 do dia 11 de dezembro:

O projeto “Acolhendo e informando os cuidadores de pacientes com Doença de Alzheimer” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições até sexta-feira, 15 de dezembro.

A organização reforça que o curso é especificamente destinado a familiares de pessoas com Alzheimer e não a cuidadores formais. Portanto, não se trata de um curso de capacitação profissional, mas sim de um programa de apoio e informação voltado para o ambiente familiar dos pacientes. As inscrições continuam sendo realizadas de forma presencial na Casa Helenira Rezende.

O Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com 40 vagas abertas para cuidadores e familiares de pessoas com Doença de Alzheimer, através do projeto de extensão “Acolhendo e informando os cuidadores de pacientes com Doença de Alzheimer”, da Faculdade de Serviço Social. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma presencial na Casa Helenira Rezende, até esta sexta, 8, das 9h às 18h.

Oficinas presenciais foram implementadas como forma de aperfeiçoar o atendimento fornecido pelos membros  do projeto, mas também para proporcionar maior conforto aos cuidadores desses pacientes (Foto: Divulgação)

De acordo com a enfermeira e coordenadora do projeto, Janice Rosa, a doença de Alzheimer impõe desafios para os cuidadores, deixando-os sobrecarregados de forma emocional e física. Isso ocorre, segundo ela, devido à rotina diária com a tristeza e a deterioração da memória de seu familiar.

“É observando determinadas necessidades dos cuidadores que esse projeto tem como objetivo fornecer informações e estratégias para essas famílias, mas principalmente ser um espaço de apoio emocional.”

As atividades ocorrem a partir da segunda quinzena de janeiro, sempre às sextas-feiras entre 8h e 12h, ministradas por Janice. Para a enfermeira, as temáticas apresentadas nas oficinas abrem a possibilidade dos cuidadores desenvolverem habilidades para tornar esse processo menos desgastante. Além disso, de acordo com ela, determinadas ações têm mostrado um apoio maior da comunidade.

“É notório como a sensibilização sobre a doença de Alzheimer  gera um apoio maior da comunidade e do governo local, contribuindo com políticas mais abrangentes de cuidados à saúde e bem-estar dessa população.”

Projeto
Criado em 2019, o projeto teve sua proposta inicial de fornecer informações voltadas para os cuidadores de pacientes com a doença através das redes sociais. Após três anos de atuação, foi reformulado e, em 2022, foram implementadas as oficinas presenciais como forma de aperfeiçoar o atendimento fornecido pelos membros  do projeto, mas também para proporcionar maior conforto aos cuidadores desses pacientes.

@alzheimernasredessociais