Inovação alçando voo: a aeronave projetada pela Microraptor da UFJF decola com sucesso (Foto: Equipe Microraptor)

A equipe Microraptor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançou um feito notável ao conquistar o tricampeonato na 25ª competição SAE Brasil de Aerodesign. Com a premiação, a equipe classificou-se novamente para representar o Brasil no Campeonato Internacional SAE Aero Design East 2024, na categoria Micro. O estudante da Faculdade de Engenharia Elétrica e membro da equipe, Ronaldo Rodrigues, destaca a paixão, dedicação, cooperação, competitividade, adaptabilidade e resiliência como características fundamentais para o sucesso.

O evento, organizado por engenheiros da Embraer e realizado de 2 a 5 de novembro em São José dos Campos, São Paulo, reconheceu a excelência da equipe Microraptor com o troféu de campeã na categoria Micro. Além disso, receberam menções honrosas pela melhor apresentação oral da classe e por serem a primeira equipe a realizar uma missão completa durante a competição.

Vencedores da primeira posição também em 2020 e 2022, Rodrigues explica que o objetivo da Microraptor este ano era projetar uma aeronave cargueira, leve, capaz de ser montada em apenas dois segundos, ser desmontada em um minuto e 30 segundos, caber dentro de uma caixa de até 36 litros e, o mais importante, decolar de uma mesa de apenas 4,2 metros.

“As principais mudanças para esse ano foram os novos encaixes desenvolvidos, que permitiram um melhor aproveitamento do espaço na caixa e possibilitou uma envergadura maior que o dobro da envergadura do projeto passado, além do aumento significativo na inclinação do motor”, explica o estudante.

Desafios

Estudantes da UFJF empenharam-se no preparado da aeronave cargueira (Foto: Equipe Microraptor)

Rodrigues comenta que, ao longo do desenvolvimento do projeto, diversos obstáculos foram encontrados, exigindo que a equipe se adaptasse e criasse novas soluções para problemas inéditos para eles. Um desses desafios foi a participação no Campeonato Internacional SAE Aero Design East 2023. A equipe, que conquistou a primeira colocação na edição anterior, assegurou uma vaga no campeonato mundial, representando o Brasil na categoria Micro. Apesar da classificação ter ocorrido em 2022, a competição só aconteceu agora em 2023, próxima à 25ª edição nacional.

“O mundial não apenas se inicia dois meses antes do término do nacional, com uma missão e regras completamente diferentes, mas também termina um mês depois do início do nacional do ano seguinte. A equipe teve que desenvolver um novo projeto completamente do zero, em um prazo de apenas três meses, e conciliar o cronograma de ambos os projetos”, comenta Rodrigues.

Outro desafio apontado pelo estudante em relação à competição nacional foi a conscientização da equipe Microraptor de que as outras equipes evoluiriam seus projetos ao longo do ano, intensificando a disputa pelo primeiro lugar. Diante disso, concentraram esforços em implementar todas as melhorias possíveis, resultando em um projeto completamente diferente do anterior ao final do desenvolvimento.

Apesar dos desafios, Rodrigues mantém um olhar otimista, destacando o crescimento extraordinário dos membros da equipe, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. “Tudo isso só é possível por conta da paixão que as pessoas que compõem a equipe têm, não só pelo projeto que eles desenvolveram, mas pela equipe e o que ela representa.”

Próximos passos

Representantes da equipe Microraptor durante apresentação presencial (Foto: Equipe Microraptor)

O estudante destaca que a equipe está constantemente em busca de evolução. Assim, para o próximo ano, o foco é inovar e realizar novos ensaios e testes que assegurem confiabilidade aos futuros projetos. Ele compartilha: “Atualmente, temos duas iniciações científicas conduzidas por membros da equipe, abordando o desenvolvimento de um sistema de sensoriamento eletrônico e a avaliação aeroelástica de aeronaves do tipo VANT. Ambas não apenas se relacionam com o aerodesign, mas também, uma vez concluídas, terão aplicação direta dentro da equipe.”

Além disso, a equipe almeja criar um simulador que permita avaliar o desempenho e a qualidade de voo das aeronaves antes mesmo de sua fabricação.

A Microraptor da UFJF

A equipe de competição Microraptor foi fundada em 2011 com o propósito de participar da SAE Brasil Aerodesign, na classe Micro. Este evento visa fomentar a disseminação e intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica por meio de aplicações práticas e competições entre equipes.

Equipe segura o troféu conquistado na Competição SAE Brasil de Aerodesign (Foto: Equipe Microraptor)

Participar da competição significa envolver-se com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, abrangendo desde a concepção até os testes, passando pelo projeto detalhado e construção. A Competição é composta por três categorias distintas: Regular, Advanced e Micro, cada uma com requisitos específicos.

A atual formação da equipe Microraptor conta com 35 membros, entre alunos da Faculdade de Engenharia, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e do Instituto de Artes e Design (IAD), sob a orientação do professor Vitor Mainenti, do departamento de Engenharia Mecânica.

Ao longo dos anos, a equipe Microraptor da UFJF conquistou o primeiro lugar em 2020 e 2022, o segundo lugar em 2019 e o terceiro lugar em 2018 e 2021. Com participantes entre calouros e veteranos, a equipe se divide em nove áreas: aerodinâmica, estabilidade, desempenho, elétrica, cargas, aeroelasticidade, estruturas e ensaios estruturais, plantas e modelagem, e gestão.

Para mais informações sobre como contribuir com o projeto, basta enviar e-mail para microraptor@engenharia.ufjf.br ou visitar o perfil da equipe no Instagram (@microraptorufjf).