O professor Ciro José Brito, do Departamento de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), liderou uma comissão científica durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, competição realizada de 20 de outubro a 5 de novembro na capital chilena. O grupo formado por estudantes de graduação, mestrado e doutorado tinha o objetivo de pesquisar sobre a concussão em atletas de esportes de combate. Esta foi a primeira vez que a iniciativa fez parte dos jogos.
Brito e os demais integrantes da comissão, como os docentes Esteban Aedo-Muñoz, da Universidade de Santiago do Chile, e Bianca Miarka, da federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e os estudantes do campus José Raimundo Fernandes, Reinaldo Paizante e Lindsei Brabec Barreto avaliaram os competidores de boxe, taekwondo, judô, caratê e luta olímpica, que além de responderem a um questionário, ainda conversaram com os pesquisadores sobre o estudo. Os dados coletados farão parte da tese de doutorado de José Raimundo Fernandes, estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação Física que a UFJF desenvolve em parceria com a federal de Viçosa (UFV).
Sobre a relevância da pesquisa, o docente da UFJF-GV explica que “a concussão é um problema de saúde grave, que pode acometer atletas que sofrem pancadas na cabeça especialmente lutadores, sendo um dos motivos crônicos para o desenvolvimento de doenças neurológicas como o Mal de Parkinson e o Alzheimer”. Por isso, segundo Brito, “como é um dano que pode afetar a vida deles [atletas] no futuro, os resultados podem ajudar a modificar as normas competitivas e proteger mais os lutadores”.
Além das contribuições em relação ao campo científico, o professor acrescenta que a participação do campus na competição esportiva mais importante das Américas “representa uma importante ação de internacionalização” para os cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física da UFJF-GV.