Em um cenário onde o Brasil registra um número recorde de cesáreas, com 57,7% dos partos sendo realizados por método cirúrgico em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) se destaca pela abordagem no atendimento a gestantes, focando particularmente naquelas classificadas como de alto risco.

No ano passado, o HU-UFJF acompanhou 3.132 gestantes, com cerca de 80% delas classificadas como de alto risco. A abordagem do hospital é centrada no acolhimento desde o pré-natal, conforme destaca Samira Raquel Pereira Rodrigues, ginecologista obstetra da Unidade da Mulher (UMUL) do HU-UFJF. “Mesmo em pacientes de alto risco, visamos orientar quanto aos benefícios do parto normal, quando viável, principalmente em relação a recuperação da paciente, que é bem melhor.”

O HU-UFJF realizou a implementação de um grupo de Plano de Parto, composto por enfermeiras obstetras e médicos, que realiza palestras educativas para as gestantes, enfatizando os benefícios e direitos durante o parto normal – incluindo a presença de um acompanhante, garantida pela Lei Federal nº 11.108.

A abordagem do HU-UFJF em relação ao parto normal apresenta uma alternativa aos padrões nacionais, onde, de acordo com o Datasus, a predominância é de partos cesáreos, especialmente em planos de saúde privados. Em 2019, os dados mostram que 84,76% dos partos em planos privados foram cesarianas, indicando uma tendência que ressalta a importância de se discutir e promover práticas mais informadas sobre o parto.

Como ser atendida no HU-UFJF

O atendimento para gestantes de alto risco pode ser realizado de duas maneiras no HU-UFJF. A gestante pode ser atendida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, após avaliação, ser encaminhada para o HU através do Sistema de Regulação (Sisreg) da Prefeitura de Juiz de Fora, que é responsável pela marcação das consultas. Alternativamente, as gestantes têm a opção de procurar diretamente o serviço de pré-natal do HU, onde receberão orientações sobre o processo de marcação direta no próprio hospital.

Para esclarecimentos adicionais ou dúvidas, as gestantes podem se dirigir à recepção do serviço de pré-natal, localizado no 3º andar do HU Dom Bosco. Além disso, o hospital disponibiliza o telefone 4009-5380, que também atende via WhatsApp, para fornecer informações e orientações necessárias.

Redução da taxa de cesáreas

Segundo a médica obstetra e chefe da unidade da saúde da mulher do Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB), Lizandra Sasaki, o parto cesáreo aumenta o risco de morbidade e mortalidade materna, sangramento e taxa de infecção pós-parto. Ao observar a realidade brasileira, com uma taxa de cesáreas de 57,7%, nota-se um contraste significativo em comparação com países como a Suécia e os Estados Unidos, onde as taxas são respectivamente de 16,6% e 32%. O primeiro país é o que mais se aproxima das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere um limite de 15% para cesarianas.

O trabalho é feito através de monitoramento mensal da taxa de cesárea, incluindo análise da Classificação de Robson, que identifica os grupos de mulheres que tem taxas mais altas, sendo possível atuar especificamente nestes grupos. A estratégia do hospital de Brasília tem dado certo. No ano de 2022, o HUB-UnB realizou 1.733 partos, somente 37,22% foram cirúrgicos. E neste ano de 2023, até o mês de setembro, a taxa continua menor que a média nacional, em 42%. O mês de maio registrou a menor taxa de cesárea (33,5%) com 113 partos normais e 57 partos cirúrgicos.

Rede Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2014. Já o Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB), faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Outras informações:

(32) 4009-5380 (também atende via WhatsApp)