Fórum tem o objetivo de promover a colaboração, igualdade e desenvolvimento da Economia Solidária na região

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu no último sábado, 21, o Fórum Regional de Economia Popular Solidária da Zona da Mata. O evento tem o objetivo de promover a colaboração, igualdade e desenvolvimento da economia solidária na região, na inserção de pessoas no centro da gestão das atividades econômicas.

Pró-reitora de Extensão enfatizou a importância da colaboração na economia solidária

Organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF, o Fórum contou com a participação da coordenadora da Intecoop e pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra. Ela ressaltou a importância do desenvolvimento da Economia Solidária, além de enfatizar o compromisso da Universidade em apoiar e promover essa prática que coloca a colaboração e a solidariedade no centro das atividades econômicas.

Produção de cooperativas foram expostas no evento

Durante o encontro, pautas sobre o fortalecimento da Economia Popular foram discutidas, como a apresentação do Regimento Interno, que estabelece diretrizes e normas que norteiam as ações do Fórum Regional. Além da prestação de contas pela Comissão de Finanças e a programação do próximo Fórum Regional, marcada para dezembro.

Os participantes também puderam conferir e debater o filme “Meu Arado, Feminino”, dirigido por Marina Polidoro, que foi apresentado durante o Fórum. Na produção, é abordada a pluralidade feminina no campo e sua conexão intrínseca com a natureza. O filme lança luz sobre realidades diversas de gênero, classe e raça. Além disso, houve uma formação sobre Trabalho Coletivo, um dos princípios essenciais da Economia Solidária.

Durante o encontro, também foram apresentados os novos bolsistas da Intecoop, que atuam nas áreas de comunicação, gestão, formação e jurídica.