Estudantes do curso de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participaram, nas últimas semanas, de visitas técnicas a instituições de práticas da profissão. Acompanhados por professores do curso, os discentes visitaram o Centro de treinamento Georgette Vidor e o Projeto de Extensão de Ginástica Artística da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.
Na última sexta (20), a equipe de acadêmicos do curso de Educação Física visitou as instalações da Universidade Federal de Minas Gerais, acompanhada dos professores Josária Amaral e Marcus Vinicius da Silva. Na ocasião, a coordenadora do projeto de extensão de Ginástica Artística, Ivana Montandon Aleixo, explicou o funcionamento das atividades e as práticas vivenciadas nos quase 30 anos de existência do projeto.
Segundo a professora Josária, os integrantes do projeto de extensão “Iniciação à Ginástica: saúde e qualidade de vida para a família”, da UFJF-GV, tiveram a oportunidade de praticar elementos da ginástica artística em todos os aparelhos do esporte, sob orientação dos professores envolvidos. “As visitas realizadas possibilitaram ampliação de conhecimentos e experiências acerca do processo ensino-aprendizagem e treinamento da Ginástica Artística. Tais conhecimentos subsidiarão o desenvolvimento de práticas de ensino e de intervenção mais efetivas, impactando positivamente a qualidade da formação dos futuros profissionais”, comentou.
Ainda no mês de outubro, o Departamento de Educação Física promoveu visita ao Centro de Treinamento de Ginástica Artística Georgette Vidor, em Petrópolis. Ex-treinadora da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina, e atual coordenadora técnica da equipe de Ginástica Artística Feminina do Flamengo, a profissional que dá nome ao Centro recepcionou a equipe de visitantes. “Georgette Vidor conversou com os acadêmicos sobre sua trajetória no esporte, bem como sobre as possibilidades de atuação profissional na área das ginásticas. Em seguida, assistimos a sessões de treinamento de crianças e adultos, uma delas ministrada pela própria Georgette. Nesse mesmo dia, os acadêmicos puderam praticar elementos da ginástica nos aparelhos presentes no espaço, bem como conhecer e comparar o ensino e o treinamento da ginástica artística nos diferentes níveis de aprendizagem”, explicou o professor Marcus Vinicius da Silva.