Local de debate histórico e memória de um juiz-forano presidente, o Memorial da República Presidente Itamar Franco aderiu à agenda nacional de museus e passará a abrir também aos domingos e feriados a partir do próximo 12 de outubro.
A mudança acontece de um desejo antigo de promover a cultura nos dias em que as pessoas têm mais tempo para visitar e desfrutar dos bens culturais da cidade. Depois de diversos esforços institucionais nesse sentido, finalmente será possível ampliar ainda mais o acesso ao acervo público do Memorial.
Assim, a partir de outubro os interessados poderão visitar o espaço de terça à sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h. A última entrada ocorre sempre às 17h30. Todas as segundas-feiras o museu permanecerá fechado para manutenção das exposições.
Para Tarcísio Greggio, diretor do Memorial, a abertura o Memorial aos domingos e feriados é um passo importante no processo de torná-lo cada vez mais acessível e disponível à população. “Em primeiro lugar, representa uma maneira eficaz de fortalecer os laços com a comunidade local, proporcionando a oportunidade de visita para aqueles que, devido às suas responsabilidades diárias, não conseguem frequentar o Memorial durante a semana. Além disso, essa iniciativa serve como um estímulo ao turismo cultural em Juiz de Fora, atraindo visitantes de diferentes estados e cidades próximas, contribuindo assim para o enriquecimento cultural e econômico da região”, destaca Greggio.
Quem visitar o Memorial conhecerá a exposição permanente, composta por itens ligados à história da República e pelos itens pessoais que narram a trajetória política de Itamar Franco. Também é possível conferir a exposição temporária “Cidade Adentro: Memória Fotográfica de Juiz de Fora”, que fica em cartaz até novembro. Esta exposição traz à lembrança uma cidade que não existe mais. Transformada pelos prédios e pelas ruas que priorizam a velocidade dos carros às caminhadas dos pedestres, Juiz de Fora é outra. Contudo, como salienta o texto de abertura da exposição, “alguma coisa continua lá, intacta, entre o vivido e o esquecimento: uma reserva de memória que, resistindo ao avanço do tempo, nos convida a caminhar pela cidade como quem folheia um álbum de família”.
Para agendar visitas de grupos, favor enviar e-mail para: cultura.memorial@ufjf.br.
Pessoas com mobilidade reduzida poderão solicitar o uso do estacionamento. Basta enviar um e-mail previamente com os dados do visitante e do carro para secretaria.memorial@ufjf.br.
Serviço
Memorial da República Presidente Itamar Franco
Endereço: Rua Benjamin Constant, 760. Centro. Juiz de Fora
Entrada gratuita
De terça à sexta-feira: De 10 às 18 horas
Sábados, domingos e feriados: De 13 às 18 horas
Telefone: (32) 2102-3594
Instagram: www.instagram.com/memorialitamarfranco
YouTube: www.youtube.com/MemorialItamarFranco