Em comemoração ao Dia das Crianças, estudantes da disciplina Lazer, Esportes de Aventura e Educação Ambiental do curso de Educação Física da UFJF-GV realizaram no dia 6 de outubro, uma ação de aventura por meio do Slackline e outros esportes não convencionais, como Badminton, Futebol Americano, Baseball, Dodgeball e Sorveball, junto aos estudantes do Centro Interescolar Dr. Raimundo Soares de Albergaria Filho.
A ação, chamada de “Vivências de atividades e esportes não convencionais”, foi desenvolvida pelos professores Simara Regina de Oliveira Ribeiro e Rubian Diego Andrade, do Departamento de Educação Física da UFJF-GV. “Para além das questões lúdicas, pedagógicas, formativas e sócio afetivas, ações como essa estreitam as relações entre a comunidade de Governador Valadares e a Universidade. Todo mundo ganha, os acadêmicos, as crianças, a escola, o curso e a universidade. O sentimento que fica é que, de fato, estamos formando alunos preparados para o mercado para atuação em diferentes contextos da Educação Física”, destaca o professor Rubian.
Para a prática das atividades foram montadas três estações de Slackline e cinco estações com os demais esportes contemplados. Divididos em turmas, os 90 alunos do Centro Interescolar, com idade entre 6 e 11 anos, puderam vivenciar cada uma das práticas, sempre orientados e supervisionados por 16 acadêmicos da UFJF-GV. “Toda hora vinha uma criança falando comigo, ‘tia, que massa aquele negócio da petequinha, que massa aquele negócio da corda’. Eles ficaram deslumbrados, com os olhinhos brilhantes”, afirmou a professora de Educação Física do Centro Interescolar, Clarice Alexandra Camargos Guimarães.
A atividade não agradou apenas às crianças, mas também aos graduandos da UFJF-GV, conforme destaca o discente Davi Amador Fioreti Costa. “Oportunizar vivências de esportes não convencionais para os alunos que normalmente não tem essa oportunidade foi muito gratificante para nós. Materializar ações de extensão como essa é importantíssimo para a formação profissional dos estudantes, reforçando a interação com a comunidade”.
Quem ficou com a mesma impressão, foi a professora e coordenadora da ação. Simone Regina de Oliveira afirmou que é revigorante para os docentes da UFJF-GV “acompanhar o desenvolvimento e aprimoramento dos alunos e perceber o quanto eles estão desenvoltos para fomentar e realizar ações como essa”.