O servidor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Rafael Lucas da Silva Santos conquistou o prêmio de terceiro melhor artigo jurídico no 37º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, realizado em Maceió entre os dias 26 e 28 de setembro. O encontro é o maior congresso do Brasil na área e contou com 1800 participantes, além de 150 palestrantes. Santos é responsável pela Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp), subordinada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).
O artigo submetido pelo servidor, “Concurso público e o mundo digital: proposta de uma nova sistemática nacionalmente integrada de recrutamento e seleção”, propõe o aperfeiçoamento na dinâmica avaliativa dos concursos públicos no Brasil. A ideia apresentada é fazer a avaliação, por meio de sistemática de certificação nacionalmente integrada, conjugada com etapas complementares. Essas etapas devem ter vínculo com a atuação prática dos cargos e podem ser realizadas de forma digital – com o apoio de Tecnologias de Informação (TICs) instaladas em Instituições Federais de Ensino (Ifes). O artigo ainda será publicado.
De acordo com Santos, o apoio institucional e o alinhamento de sua atuação prática no trabalho desenvolvido na Progepe, aliados ao conhecimento teórico obtido pelo servidor ao longo de sua formação acadêmica foram fundamentais para a conquista no congresso.
“Obter o reconhecimento do trabalho no maior evento brasileiro de Direito Administrativo, na área em que atuo na UFJF, é muito gratificante e não foi um esforço individual. Esta conquista foi possível graças ao aprendizado que obtive com professores na graduação aqui na Faculdade de Direito e pela oportunidade de ter cursado, enquanto servidor, o Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc)”.
O coordenador de alocação e movimentação de pessoas também destaca a importância das políticas que auxiliam os servidores da Universidade em seu trabalho.
“Não posso deixar de agradecer e reconhecer a importância das políticas institucionais de apoio aos servidores, sobretudo o Programa de Apoio à Qualificação (Proquali) e o Profiap. Agradeço, ainda, à Universidade Federal Fluminense (Uff), onde curso Doutorado – no Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios (PPGDIN) – e ao meu orientador, professor doutor André Saddy, pelos ensinamentos e por sempre incentivar seus alunos”, finaliza.
Ainda de acordo com Santos, existe a intenção de encaminhar o trabalho ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com o objetivo de contribuir para discussões sobre aperfeiçoamento dos concursos públicos em âmbito nacional, reafirmando a importância das Universidades Públicas no debate do tema.
Outras informações: (32) 2102-3930 – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).
Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
X (Twitter): ufjf_
Tik Tok: ufjf_oficial
Facebook: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial
Youtube: TVUFJF