O ciclo de palestras “Saúde Mental e Trabalho” acontece nesta terça-feira, 26, e na quinta, 28, no anfiteatro 2 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As conferências abordam temas como “Síndrome de Burnout”, “Luto nas Instituições” e “Prevenção do Suicídio”. 

As inscrições são gratuitas e abertas para alunos de outros cursos da Universidade e de demais instituições de Ensino Superior de Juiz de Fora. O evento é organizado pelo Centro de Psicologia Aplicada (CPA) e pela Apsi Consultoria Jr., do curso de Psicologia da UFJF. 

Nos dois dias, as palestras acontecem a partir das 18h15. A abertura será proferida pelo psicólogo Paulo Raso, gerente de Recursos Humanos na empresa ArcelorMittal, com o tema “Psicologia e trabalho: experiências com a ArcelorMittal”. Na sequência, o professor do Departamento de Psicologia da UFJF e coordenador do CPA, Luiz Gibier, ministra a palestra “Suicídio: uma questão de saúde pública e um desafio para a psicologia clínica”. O docente é acompanhado pela psicóloga clínica Elaine Schuchter, especializada em Saúde da Família pelo Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde (Nates) da UFJF. 

Na quinta-feira, a professora do Departamento de Psicologia, Fabiane Rossi, concede palestra com o tema “Luto nas Instituições”. A docente é também coordenadora do projeto Enlutar, ação de extensão vinculada à Universidade, e do Ambulatório de Luto do Hospital Universitário (HU/UFJF/Ebserh). Está programada para o mesmo dia a palestra “Setembro amarelo: prevenção do suicídio é possível?”, com a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (Caps IJ) e mestre em Saúde Coletiva pela UFJF, Maryene de Paula. Também na quinta, o psicólogo Allison Lugano, graduado na UFJF e mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministra conferência com o tema “Síndrome de Burnout: o que é, como identificar o que a psicologia pode fazer?”. 

Relação entre saúde mental e trabalho
Na avaliação do coordenador do CPA, Luiz Gibier, o trabalho e a saúde mental são temas transversais, ou seja, influenciam todas as dimensões das vidas das pessoas. “Portanto, juntar os dois campos implica em problematizar os efeitos do mundo do trabalho nos trabalhadores, nas diferentes instâncias, instituições, modelos de trabalhos, principalmente com a ‘uberização’ das relações trabalhistas nos tempos atuais”, avalia. 

Além disso, aponta Gibier, a saúde mental deve estar em discussão diariamente, por ser “um campo dinâmico e que acompanha os efeitos do mal estar produzido no modelo de sociedade em que vivemos”, finaliza. 

Detalhes da programação na página do CPA no Instagram

Outras informações
(32) 2102-3121 – Centro de Psicologia Aplicada.
cpa.psicologia@ufjf.br
Página da Apsi Consultoria Jr. no Instagram

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
X (Twitter): ufjf_
Tik Tok: ufjf_oficial
Facebook: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial
Youtube: TVUFJF