Ana Lúcia de Almeida (à esquerda) assume o setor com a saída de Anna Cláudia Rodrigues, que irá atuar no Polo do Envelhecimento (Foto: Paulo Inácio)

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está sob responsabilidade da servidora Ana Lúcia de Almeida, que assumiu o posto esta semana na instituição. O setor cuida do recebimento e encaminhamento de elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias.

Atuando por nove anos no Colégio de Aplicação João XXIII como assistente social, Ana Lúcia acredita que a ouvidoria deve ser um agente promotor de mudanças, comprometido com a satisfação das necessidades do cidadão e estímulo ao aprimoramento dos serviços prestados pela Universidade. “Sendo as Ouvidorias Públicas interlocutoras entre o cidadão e a Administração Pública, fortalecer e ampliar os canais de comunicação é uma meta, como também a garantia da transparência na prestação de serviços.”

Para Anna Cláudia Rodrigues, que deixa o setor, foi desafiante gerenciar a Ouvidoria, especialmente no período em que as atividades presenciais estavam suspensas. “Outro desafio foi organizar nosso fluxo de trabalho para atendimento e mediação de demandas crescentes e complexificadas, sobretudo, pelo processo de sofrimento mental provocado pela pandemia na comunidade acadêmica.”

A partir de agora, Anna Cláudia irá atuar como assistente social na Casa Helenira Rezende, espaço de extensão da Faculdade de Serviço Social. Ela assume a vice-coordenação do Programa do Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento, em atividade há 32 anos, e pela Coordenação do Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria.

“Deixo a Ouvidoria com a sensação de dever cumprido, embora gostaria de ter tido condições de me dedicar a algumas outras frentes, de cunho mais preventivo e socioeducativo junto à comunidade acadêmica. Mas, sigo à disposição da equipe e da atual gestão, no que for possível somar. Foi uma experiência única, de muito aprendizado e desenvolvimento interprofissional.”