Conselheiros, servidores e comunidade acadêmica do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) se reuniram nesta sexta (22), para a 8ª reunião extraordinária do Conselho Gestor. O encontro foi conduzido pelo diretor-geral, Ângelo Denadai, e teve como pautas análise e aprovação do documento norteador do trabalho da comissão responsável pelos debates acerca de uma possível emancipação do Campus GV.
A reunião foi agendada após a publicação da Resolução nº 52/2023, que aprovou a criação de grupo de trabalho que será responsável por elaborar o projeto político institucional para uma nova universidade. A decisão teve como base os debates e relatórios apresentados pela Comissão de Condução do Debate (CCD) instaurada em 2019 e retomada em 2021, que promoveu debates públicos, mesas-redondas e consultas sobre a possibilidade de emancipação.
O documento aprovado na reunião do Conselho Gestor contempla itens como critérios de indicação de membros da comissão, composição, objetivos e grupos de trabalho que irão compor o cronograma de atividades dessa nova fase. O modelo de composição do grupo será baseado na metodologia adotada para a elaboração no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF, abordando temas como identidades e vocações regionais, projeto de expansão de vagas e cursos e gestão e governança institucional.
Caberá à comissão gestora criar grupos e subgrupos de trabalho e gerenciar iniciativas de debates, além do levantamento de dados, análises e produção de material conforme metodologia aprovada.
Ficou definido o prazo de sete meses para elaboração do relatório final dos trabalhos contendo proposta de projeto institucional de nova universidade para deliberação. O prazo começa a partir da nomeação da comissão gestora. O documento aprovado pelos conselheiros está disponível neste link.