Segundo o coordenador do projeto, Willian Cruz, a intenção é construir de forma coletiva o mês da Consciência Negra, comemorado em novembro (Foto: Carolina de Paula)

O projeto de Extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”, em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaff), está convocando a coletivos, grupos e movimentos negros para definição do tema da V Semana de Consciência Negra da UFJF. Qualquer pessoa interessada também pode participar do encontro a ser realizado no próximo dia 25, às 16h, no Anfiteatro da Reitoria. 

Segundo o professor do Departamento de Matemática, coordenador do projeto, Willian Cruz, a intenção é construir de forma coletiva o mês da Consciência Negra, comemorado em novembro. Além do tema que irá compor a Semana, será feito um balanço da última edição e tomadas as providências necessárias para a formatação do evento, ouvindo toda comunidade acadêmica e externa à UFJF. 

“Após as definições que retirarmos desse encontro, vamos construir o edital de propostas. Por isso, a participação de todos é muito importante”. O edital é aberto para que os membros da comunidade e setores da UFJF, incluindo o  campus de Governador Valadares, possam apresentar as propostas de atividades durante a Semana.

Projeto de Extensão

O Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora está em sua quarta edição, em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas, trazendo discussões importantes para a sociedade de Juiz de Fora sobre o racismo estrutural, institucional, formas de discriminação racial e de preconceito. 

Com o foco principal na valorização da negritude em todas as esferas, o projeto conta também com o apoio do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, além dos professores da UFJF Francione Oliveira Carvalho, Fernanda Tomaz, Zélia Ludwig, Julvan Moreira, Willian Cruz e duas bolsistas dos cursos de Engenharia Computacional e de Cinema.