Duas graduações da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam conceito 5 ao serem avaliadas in loco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O resultado foi alcançado pelos cursos de Rádio, TV e Internet (RTVI), do campus sede, e de Nutrição do campus avançado em Governador Valadares. A nota 5 é a máxima obtida nesse tipo de avaliação.
Três dimensões são consideradas para determinar a nota final: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Cada dimensão tem seus próprios conceitos.
Essa foi a primeira avaliação do Inep pela qual o curso de RTVI, instituído em 2017, passou. Segundo o coordenador do curso, Cristiano Rodrigues, os avaliadores destacaram a “coerência” do projeto pedagógico do curso com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFJF e com a oferta de disciplinas e laboratórios.
“Esse projeto pedagógico é fruto de uma construção coletiva que começa em 2015, antes mesmo da instituição do curso. Uma grande comissão da Faculdade de Comunicação (Facom) trabalhou na concepção do curso, nas ementas das disciplinas. Agora a comissão avaliadora teve a chance de perceber a coerência dessa construção”, reflete.
Outro ponto destacado pelo coordenador foi a boa avaliação da equipe de professores. Como consta no relatório do Inep, o corpo docente, entre outras características, “fomenta o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, para além da bibliografia proposta, proporciona o acesso a conteúdos de pesquisa de ponta, relacionando-os aos objetivos das disciplinas e ao perfil do egresso e incentiva a produção do conhecimento.” Segundo o documento, o curso tem 26 docentes, dos quais 25 são doutores e um é mestre.
“Isso é um distinguidor e fez uma diferença muito grande (para o resultado final). A UFJF foi elogiada no profissionalismo do trabalho da gestão, em relação às instalações do novo prédio da Facom. Tudo foi muito elogiado”, finaliza.
De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, a comissão avaliadora classificou o curso de RTVI como “excelente”. “Não pouparam elogios ao curso. A comissão ressaltou a relevante contribuição do curso para sociedade, em particular no que se refere a projetos e ações de extensão. O resultado denota o compromisso da UFJF e, particularmente da Facom, com a educação pública”, considera.
No relatório do curso de Nutrição-GV, os avaliadores do Inep constataram que os professores têm “preocupação com os conteúdos dos componentes curriculares, não somente na ótica teórica, mas também com a prática.”
O texto afirma ainda que, em função disso, existe um cuidadoso acompanhamento do estudante. “Os docentes estimulam os discentes ao raciocínio crítico, com base em evidências científicas atualizadas, diretrizes, resoluções, livros de texto clássicos de cada área de atuação do nutricionista.” O curso de Nutrição em GV teve elevação do conceito – em avaliação anterior, o conceito obtido foi 4.
Para o coordenador do curso, Fernando Eustáquio de Matos Júnior, o resultado é decorrente do trabalho de toda a comunidade acadêmica. “Em 2019, o curso recebeu conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e nós queríamos muito ter um resultado positivo nessa visita do MEC. Acredito que foi fruto do trabalho que todos vêm desenvolvendo ao longo desses 11 anos de curso”, afirma o docente, que também agradeceu o apoio da chefe de Departamento Clarice Lima Alves da Silva, da gerente de graduação, Angélica Cotta, do diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), Leandro Cardoso, e da diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage.
Em relação aos conceitos emitidos pelo Enade e pelo Inep, a diretora de Avaliação Institucional explica que são avaliações distintas, mas complementares: enquanto o Enade analisa o curso por meio da avaliação direta de desempenho dos alunos, a avaliação in loco conta com uma inspeção das condições de funcionamento do curso.
“Esse trabalho envolve desde os estudantes e servidores, até a administração superior da UFJF, para garantir uma educação pública de qualidade, apesar das dificuldades políticas, econômicas e sanitárias que a Universidade enfrentou nos últimos anos”, resumiu Michèle.