Atividade irá abordar reflexão sobre aspectos importantes em saúde mental com profissionais da UFJF (Foto: Ketut Sebiyanto/Pexels)

A Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove na próxima quarta-feira, dia 20, o evento “Setembro Amarelo: desatar nós e fazer laços”. A atividade irá abordar uma reflexão sobre aspectos importantes em saúde mental com duas profissionais da UFJF.

Na programação, a professora de Psicologia da UFJF, Fabiane Rossi, abordará a relação entre luto e saúde mental. De acordo com a docente, na palestra serão apontadas as principais diferenças entre o processo de luto esperado e os quadros de luto prolongado, com foco nos seus impactos à saúde mental e possibilidades de tratamento.

“A escolha pelo tema surge da necessidade urgente de se discutir o luto, especialmente após a vivência da pandemia, que nos trouxe um cenário adverso de aumento significativo de transtornos mentais, incluindo o Transtorno do Luto Prolongado, o qual requer diagnóstico e tratamento especializados.”

Com o tema “Trabalho como fator de proteção à saúde mental”, a psicóloga da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe/Siass/Progepe), Leandra Duarte, relata que o adoecimento mental é uma das principais causas de afastamento do trabalho, tanto no serviço público quanto na iniciativa privada. O trabalho tem papel fundamental na constituição da subjetividade.

“No mês de prevenção ao suicídio, com os cuidados à saúde mental no foco nos debates, é importante pensarmos em estratégias de cuidado e proteção também nos ambientes de trabalho –  estratégias essas que devemos manter durante todos os meses do ano.”

As inscrições gratuitas podem ser feitas através de formulário eletrônico. O evento é aberto à comunidade acadêmica da UFJF, mas também para o público em geral. Haverá emissão de certificado aos participantes.

A palestra acontece a partir das 9h30, no Anfiteatro da Reitoria, no campus da UFJF.

Confira a programação completa:

Outras informações: (32) 2102-3970 (Diretoria de Imagem Institucional da UFJF)

Siga a UFJF nas redes sociais:

Instagram: ufjf

Facebook: ufjfoficial