Layanna Isla fez a apresentação do trabalho (Foto: arquivo pessoal)

O empenho de estudantes de graduação e servidores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) é reconhecido em mais um evento acadêmico.

O trabalho “Desordem degenerativa das articulações tempomorandibulares em paciente poliqueixoso”, de autoria das estudantes de graduação Layanna Isla Ribeiro Góes, Keronlay Fuscaldi Machado e Letícia Lima Morais Carvalho; e dos docentes Carolina Oliveira de Lima, Francielle Silvestre Verner, Jean Soares Miranda e Larissa de Oliveira Reis, recebeu menção honrosa na 23º Jornada da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (JABRO), realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, entre os dias 23 e 25 de agosto.

Apresentado por Layanna, discente do 9º período de Odontologia, o trabalho relata o caso de um paciente atendido pelos estudantes e professores da UFJF-GV através do projeto de extensão “Aliviando Dores Orofaciais”, coordenado pelo professor Jean Soares Miranda. O paciente retratado sofre de disfunção temporomandibular (DTM) e bruxismo, além de sintomas de ansiedade, incapacidade e depressão. Através de uma terapia odontológica integrada, o paciente apresenta melhora nos seus sintomas a cada atendimento, sendo acompanhado ainda por uma equipe de Fisioterapia da UFJF-GV e psiquiatras.

“É muito significativo saber que, mesmo com as grandes dificuldades de infraestrutura que enfrentamos, nós conseguimos elaborar um trabalho que se destacou entre as melhores universidades públicas e privadas do país no evento nacional mais importante para a área de Radiologia Odontológica. Além disso, por ser um congresso em que os trabalhos são na sua grande maioria apresentados por estudantes de pós-graduação, ter o trabalho reconhecido por meio da apresentação e dedicação de alunas da graduação, faz com que nós professores estejamos muito orgulhosos e felizes com o ensino que estamos desenvolvendo”, destacou a professora Larissa de Oliveira Reis, do curso de Odontologia.

Layanna, por sua vez, comemorou não só o reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido mas também as experiências adquiridas durante o evento. “Foi essencial adquirir a consciência de que a radiologia está interligada a todas as áreas da Odontologia, independente de qual irei seguir. Na JABRO pude ter acesso a scanners e impressoras tridimensionais que nunca tive o contato antes, e percebi como o desenvolvimento tecnológico transforma a vida de um cirurgião-dentista, seja na praticidade, na precisão de diagnóstico e no retorno financeiro. Sobre a premiação, confesso que não esperava ser escolhida em um evento com tantos trabalhos e apresentações com um padrão tão alto. Me senti muito honrada e feliz pela menção honrosa”.