Ouvido apurado, voz afinada, habilidades para tocar instrumentos, paixão por música. Se você se encaixa nesse perfil, possui alguns desses talentos ou deseja aprendê-los, reunimos as informações para prepará-lo para o ingresso nos cursos de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Assim como em outras graduações relacionadas às artes, os professores ensinam desde os fundamentos teóricos da área, que abrangem diversas vertentes musicais, até a aplicação prática, incluindo o domínio de instrumentos.
Na UFJF, são disponibilizados os cursos de bacharelado e licenciatura em Música, os quais reúnem 15 habilitações distintas. Os interessados podem competir por vagas através do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular de Música.
Licenciatura em Música
A licenciatura em Música tem como principal objetivo a formação de educadores musicais, ou seja, professores para atuação na educação básica, proporcionando aos estudantes competências e habilidades necessárias tanto no ponto de vista musical quanto pedagógico. O curso dura cinco anos.
O aluno deve optar por uma das oito habilitações ofertadas pelo curso: Canto, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino, Violoncelo, Cravo e Educação Musical Escolar. Deve-se ressaltar que o candidato é automaticamente inscrito na habilitação “Educação Musical Escolar”. A opção por outra habilitação é feita ao final do primeiro ano letivo do curso mediante prova interna.
O coordenador do curso de licenciatura em Música, Fernando Vago, destaca que o grande diferencial da graduação da UFJF é possibilitar tanto a formação pedagógica quanto prático-musical. “Alguns cursos optam somente pela formação do educador musical para atuação na educação básica, enquanto o nosso curso propicia também a formação para atuação prática como músico, voltada para a didática do instrumento musical e do canto, conforme a respectiva habilitação.”
Júlio Gonçalves, natural da cidade de Ubá, diz que está se aperfeiçoando no violino, instrumento que toca desde os 12 anos de idade. Segundo ele, o diferencial da Universidade são os professores e a estrutura adequada para investir em pesquisa e projetos. Confira o depoimento do aluno:
Bacharelado em Música
O bacharelado em Música possui duração de quatro anos e oferece sete habilitações: Canto, Composição, Flauta, Piano, Violão, Violino e Violoncelo. Segundo a coordenadora da graduação, Luana Pereira, a formação qualifica os músicos em termos de conhecimentos teóricos, interpretativos e artístico-culturais, para que atuem em espaços culturais e emergentes.
“O nosso objetivo é apresentar ao aluno um repertório musical de grau mais elevado em seu instrumento e/ou nas formas mais atuais de composição. A faculdade prepara o músico para atuar em grupos musicais como: orquestras, bandas, coros, atuar como compositores (no caso do curso de composição) dentre outras frentes de trabalho voltadas para a atuação como músico, além de gestores de sua vida profissional ”, destaca Luana.
No 8º período do bacharelado, Edwirges Margarita optou pela flauta transversal. Para a estudante, o diferencial da UFJF está na proximidade que o curso permite entre professor e aluno:
A coordenadora ainda ressalta que para ingressar no bacharelado, assim como ocorre na licenciatura, o candidato precisa saber tocar um repertório mínimo no instrumento, além de ter conhecimento de teoria musical básica. Leia logo abaixo sobre a avaliação de habilidade específica usada para selecionar os candidatos.
Teste de Habilidade Específica
Os candidatos podem ingressar pelo Vestibular de Música (que utiliza o Enem) e/ou pelo Pism. Além das notas das provas, é necessário realizar um Teste de Habilidade Específica, de 2 a 4 de outubro. A avaliação é eliminatória e consiste em duas etapas: prática musical e teórica com percepção musical.
Primeira etapa (prova prática) – A primeira etapa, de caráter prático, será realizada de forma remota, por meio do envio de um vídeo de, no mínimo, cinco minutos para o bacharelado, e de dois para a licenciatura. É avaliada a habilidade instrumental e técnica dos candidatos, assim como sua expressividade e compreensão musical.
O candidato precisa seguir o programa específico, disponível no edital, de acordo com a habilitação: flauta transversal, violão, violino, violoncelo, piano, canto, cravo e composição musical. A dinâmica das provas variam de acordo com as opções de bacharelado e licenciatura.
Segundo os coordenadores, a seleção remota democratiza o acesso ao processo seletivo e evita fatores como a ansiedade. “Os candidatos que irão realizar a prova teórica já vão saber se estão aptos ou não na prova prática, podendo planejar o deslocamento das suas cidades para a realização da prova em Juiz de Fora”, complementa Vago.
Os candidatos devem enviar seus vídeos entre os dias 2 e 4 de outubro, por meio de link não-listado na plataforma YouTube. Esse link será informado na Área do Candidato, no ato da inscrição.
Segunda etapa (prova teórica) – Já na segunda etapa, que envolve a prova de teoria e percepção musical, avalia os conhecimentos teórico-musicais dos candidatos e acontece de forma presencial na UFJF. Só os candidatos aprovados (aptos) na primeira etapa fazem a prova teórica. O conteúdo é comum para ambos os cursos, com 20 questões objetivas, sendo seis respondidas com base na audição de trechos musicais gravados. São abordados elementos relacionados à notação musical, ritmo, melodia, harmonia, textura, linguagem e estruturação musical, timbres e sinais e termos de expressão.
A prova teórica possui um total de 20 pontos, sendo aprovados os candidatos que obtiverem uma nota igual ou superior a 6 pontos, sendo realizada presencialmente em 29 de outubro.
Vestibular de Música e Pism 2024
Tanto o Vestibular de Música quanto Pism oferecem, cada, 15 vagas para os cursos de bacharelado e 20 vagas para licenciatura em Música. As inscrições devem ser feitas até as 18h, do dia 13 de setembro, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). O valor da taxa de inscrição é R$ 90 no caso do Vestibular; e de R$150 para o Pism.
O pagamento da taxa deve ser efetuado até o dia 14 de setembro e ser realizado obrigatoriamente no Banco do Brasil. É preciso ficar atento aos horários de compensação bancária, pois qualquer atraso pode resultar na não confirmação da inscrição.
No caso do Vestibular de Música, além da prova de habilidade específica, o candidato precisa fazer o Enem. A UFJF irá utilizar a nota para classificação final, divulgando o resultado final em 28 de fevereiro de 2024.
Já para o Pism, além do teste de habilidade específica, é preciso fazer as provas do módulo III nos dias 9 e 10 de dezembro. O conteúdo a ser cobrado é relacionado às matérias da área de humanas e sociais aplicadas, conforme edital. O resultado de todo o processo também está previsto para dia 28 de fevereiro de 2024.
Veja as informações completas do edital do Vestibular e do edital do Pism.