Atualizada em 21/08, às 15h55.

A coordenação acadêmica do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), através do Setor de Pós-graduação e Pesquisa, comemora grande conquista para pesquisadores e estudantes da Instituição. Foram efetivados os cadastros da Universidade no Código de Entidade Comercial e Governamental (NCAGE) e no Sistema de Gestão de Premiações (SAM.gov), dos Estados Unidos.

Os cadastros correspondem ao registro da Universidade junto ao governo americano, pré-requisito para diversos tipos de acordo, parceria ou cooperação que venham a ser firmados entre pesquisadores do campus GV e agências americanas.

Lucia, Anabella e Joicy durante os trabalhos de cadastramento. (Foto: arquivo pessoal)

“As agências de fomento governamentais dos Estados Unidos exigem tais códigos para que os pesquisadores de outros países, uma vez que atendam aos requisitos dos respectivos editais, estejam aptos a submeter seus projetos e participar da concorrência. Muitas vezes esses editais oferecem recursos para aquisição de insumos, pagamento de bolsas, intercâmbio de estudantes, entre outras atividades próprias do campo científico”, explica a servidora Joicy Guimarães, do setor de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF-GV.

Conquista viabiliza submissão de projetos

Pesquisadores Lorena, Pedro e Heloine durante trabalho desenvolvido nos Estados Unidos. (Foto: arquivo pessoal)

Com a efetivação do cadastro da UFJF-GV junto ao governo americano, o Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) submeteu seu primeiro projeto ao Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA. Denominado “Usando Nova Plataforma de Assinaturas Imunes Mediadas por Anticorpos, Células e Aprendizado de Máquina para descobrir Biomarcadores no Diagnóstico da Hanseníase e desenvolver um Teste Rápido de Metalização Enzimática para ser aplicado no Campo”, o projeto foi inscrito pela docente e pesquisadora Lúcia Fraga, que destacou a participação de todos que contribuíram na conquista.

Foi um trabalho muito intenso, um grande desafio”. A professora destacou o apoio da servidora Joicy Guimarães, a estudante AnaBella Almeida, a doutoranda Heloine Leite e os professores Pedro Henrique Marçal e Lorena Bruna de Oliveira; mencionou, também, dos profissionais Dr. Aniruddh Sakar e Dr Evan Secor.

Para saber mais sobre os códigos, clique aqui.