A Diretoria de Imagem Institucional abriu consulta pública on-line sobre a Política de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A minuta do documento está disponível em formulário eletrônico para que a comunidade acadêmica possa opinar em relação a cada uma das seções de artigos. O prazo da consulta vai até 10 de setembro.
A criação de uma Política de Comunicação para a Universidade é uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2027) e tem o sentido de nortear as ações de comunicação, atendendo às demandas institucionais. A minuta estabelece diretrizes a serem adotadas por toda comunidade acadêmica e lista as atribuições que cabem à Diretoria de Imagem. Após o prazo de consulta, o texto será revisado e enviado ao Conselho Superior para debate e aprovação.
Política para quem?
Cabe destacar que a Política de Comunicação é válida para todos os agentes institucionais, que integram as comunidades acadêmicas dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. As diretrizes do documento estão divididas em três seções: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura; Diversidade, Acessibilidade e Inclusão; e Gestão e Transparência.
Neste sentido, ela é um instrumento importante para gerenciar a interlocução entre a Universidade, agentes públicos e toda a sociedade civil. Há expectativa também de subsidiar a adoção de critérios técnico-especializados para as estratégias de comunicação institucional, jornalística, científica, social e cultural, de informações relacionadas à Universidade.
Processo de construção
O documento foi construído por um Grupo de Trabalho, formado pela equipe da Imagem e outros representantes da comunidade acadêmica. As atividades se iniciaram em 2022, primeiramente com uma pesquisa da percepção da comunidade sobre a comunicação da UFJF e, depois, por meio de reuniões divididas por eixos temáticos.
Diversas universidades do país já possuem políticas de comunicação, como as federais de Minas Gerais (UFMG) e de Viçosa (UFV), por exemplo, e outras estão em processo de elaboração do documento. Referências de outras instituições também foram utilizadas pelo Grupo de Trabalho para a criação da minuta.