A Faculdade de Enfermagem (Facenf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através de iniciativa coordenada pela professora Érika Andrade, está desempenhando ações na promoção da saúde das servidoras do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). A atividade é realizada em colaboração com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o próprio Demlurb, buscando proporcionar um conjunto abrangente de serviços de cuidados de saúde voltados para o público feminino.

Dentre os serviços oferecidos, estão atendimentos preventivos, grupos de discussão sobre direitos reprodutivos, encaminhamento para mamografias e orientações relacionadas à saúde feminina. (Foto: Divulgação)

Dentre os serviços oferecidos, estão atendimentos preventivos, grupos de discussão sobre direitos reprodutivos, encaminhamento para mamografias e orientações relacionadas à saúde feminina. Essa iniciativa faz parte do projeto mais amplo “Cuidar de Quem Cuida”, lançado em março deste ano pela Prefeitura, o qual tem como objetivo primordial implementar ações que visam melhorar saúde, educação, lazer e bem-estar dos servidores do Demlurb.

As atividades tiveram início em agosto e preveem encerramento em outubro,  ocorrendo semanalmente às quintas-feiras, entre 13h e 17h, nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Ideal, na Avenida Francisco Valadares, número 1900. Os atendimentos são organizados em grupos, com agendamento prévio coordenado pela equipe de assistência social do Departamento. A expectativa é atender 180 servidoras. 

Segundo a coordenadora, atualmente os atendimentos são realizados por quatro alunos do projeto de treinamento profissional específico de coleta para exames citopatológico e quatro alunos de outros projetos de extensão vinculados à saúde da mulher. “Com a parceria, a Universidade cumpre seu papel social com as mulheres garis, que cuidam tão bem da nossa cidade e deixam, muitas vezes, em segundo plano a própria saúde. A gente tem percebido uma adesão por parte das trabalhadoras e uma satisfação com a oferta do serviço e a qualidade com que tem sido feito.”