Tomaram posse na tarde desta segunda-feira, 14, nove professores do magistério superior na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os novos docentes irão atuar nos cursos de graduação e pós-graduação da UFJF nas faculdades de Comunicação, Medicina, Odontologia, Engenharia e Educação, além dos institutos de Artes e Design, Ciências Exatas e Biológicas.
Para o professor do Departamento de Engenharia Elétrica empossado na cerimônia, Allan Cupertino, a oportunidade de ser docente na UFJF é um grande desafio. Isso porque, segundo ele, a última experiência profissional era trabalhar com alunos de cursos técnicos. Essa será a primeira vez em que terá a oportunidade de lecionar para a graduação e pós-graduação em uma instituição de ensino superior pública. Sua linha de pesquisa a ser trabalhada com os discentes são as fontes de energia renovável, armazenamento de energia e veículos elétricos.
“Eu e minha esposa morávamos em Belo Horizonte. Quando eu vi a oportunidade de vir para Juiz de Fora para ser professor na UFJF, foi a chance da gente poder ficar mais perto das nossas famílias, que moram na cidade de Coimbra. Eu estou bastante animado para poder trabalhar com a Engenharia e contribuir na formação de novos profissionais.”
Aprovada para lecionar no Departamento de Farmacologia, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a professora Mariana Macedo se formou em Farmácia na UFJF, além de ter realizado o mestrado na instituição. Após oito anos morando no Rio de Janeiro, a docente retorna para a cidade natal, onde irá atuar com o ensino, pesquisa e extensão, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
“É uma emoção muito grande. Eu me lembro quando eu andava pelos corredores da UFJF. Agora eu posso contribuir como docente e vou dar o meu melhor. Eu vou lutar para que eu também possa, através do meu trabalho, dar oportunidade para os alunos, seja para o mercado de trabalho, seja no campo da pesquisa, onde for onde esses alunos traçarem suas trajetórias, eu quero e vou contribuir para isso.”
O reitor da UFJF, professor Marcus David, deu as boas vindas aos novos professores e disse que a Universidade espera que os docentes tenham êxito na carreira dentro da Instituição: “Pelo tamanho do desafio e pela complexidade em passar em um concurso docente em uma instituição como a nossa, isso é uma sinalização de que podemos esperar um muito êxito na carreira de vocês. Eu tenho muito orgulho de dizer que os nossos servidores são pessoas muito dedicadas e competentes. Somos agentes transformadores por estarmos em uma universidade pública.”
Presente na cerimônia, a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progepe), Renata Faria, destacou a importância da renovação do quadro de servidores docentes na construção dentro da UFJF. Em seu discurso, Renata enfatiza o acolhimento dado pela Universidade aos novos servidores que irão atuar na educação superior.
“A Progepe está aberta para todos os servidores. Nesse momento da posse dos novos docentes, a gente quer transmitir essa alegria, esse acolhimento para que a entrada deles seja positiva e que seja construído esse engajamento com a missão da UFJF que é a educação pública.”
Confira a lista dos novos docentes empossados:
-
Kérley Winques – Faculdade de Comunicação – Depto. Técnicas Profissionais e Conteúdos Estratégicos
-
Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio – Faculdade de Educação – Depto. de Educação
-
Allan Fagner Cupertino – Faculdade de Engenharia – Depto. de Energia Elétrica
-
Letícia Gonçalves – Faculdade de Medicina – Depto. de Saúde Coletiva
-
Fabrício Tinôco Alvim de Souza – Faculdade de Odontologia – Depto. de Clínica Odontológica
-
Rafael Moreira Fortes – Instituto de Artes e Design – Depto. de Música
-
João Marcos Guimarães Capurucho – Instituto de Ciências Biológicas – Depto. de Zoologia
-
Mariana Macedo de Almeida – Instituto de Ciências Biológicas – Depto. de Farmacologia
-
João Henrique Gonçalves Mazzeu – Instituto de Ciências Exatas – Depto. de Estatística