As atividades do segundo semestre letivo de 2023 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começam nesta segunda-feira, 14, para 17.176 estudantes matriculados nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, que estão no calendário regular. O semestre letivo terminará no dia 20 de dezembro.
O campus sede, em JF, recebe 14.416 alunos. Destes, 2.559 são calouros. Já no campus avançado de GV, 2.760 estudantes começam o período – 328 são ingressantes.
Dando as boas vindas aos estudantes, o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, falou sobre a nova etapa na vida dos estudantes. “Desejamos que suas trajetórias sejam marcadas por experiências de muito aprendizado, construção de novas amizades e participação em entidades estudantis. A todas e todos veteranos, desejamos ainda um ótimo retorno e mais um semestre letivo de excelência acadêmica.”
Alguns cursos seguem calendários acadêmicos diferentes, por conta do período de pandemia. Em Juiz de Fora, a situação acontece com os cursos de Jornalismo; Rádio, TV e Internet; Enfermagem; Medicina; Odontologia; Farmácia e Fisioterapia. E no campus avançado de GV, estudantes de Farmácia; Medicina; Nutrição e Odontologia também seguem outros calendários. Consulte os cronogramas no site da Pró-reitoria de Graduação.
Calouros podem encontrar no site Minha UFJF informações úteis sobre o início da vida acadêmica. E logo abaixo, listamos a principal dúvida dos recém-chegados:
Como fazer a carteirinha do RU?
Para poder almoçar no Restaurante Universitário (RU) e acessar as bibliotecas, o calouro deve fazer a solicitação da carteirinha de estudante no site carteirinha.ufjf.br, usando suas credenciais no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O processo também pode ser feito por estudantes com a matrícula em análise.
Primeiro, acesse a página do RU e clique em “Solicite carteirinha”. Na página de atendimento on-line do RU, selecione entre as opções “Solicitar carteirinha” ou “Verificar status da solicitação”. Depois, insira o login e a senha do Siga.
A partir do cadastro no site, o estudante deve ir até a Coordenação do RU (no segundo andar do RU Campus, ao lado da Faculdade de Engenharia, ou no RU Centro) e afirmar que já fez a solicitação. O calouro irá receber uma carteirinha provisória. Assim que a carteirinha definitiva estiver pronta, o estudante será comunicado por e-mail sobre a finalização do documento e poderá agendar dia e horário de retirada. O documento pode ser retirado tanto no RU Campus quanto no do Centro, nos seguintes horários:
No RU Campus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e no sábado das 10h às 14h. E no RU Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Para saber os horários das refeições servidas nas duas unidades do RU em Juiz de Fora e obter outras informações relevantes ao estudante, acesse o portal Minha UFJF.
Governador Valadares
No campus de Governador Valadares, a solicitação da carteirinha deve ser feita pelo Serviço de Atendimento Unificado (SAU Aluno). O Setor de Graduação é responsável pela análise dos pedidos. Após a aprovação, os pedidos são encaminhados para a equipe do Restaurante Universitário, para impressão. As informações e requisitos para solicitação tanto da 1ª, quanto da 2ª vias estão detalhadas no próprio sistema eletrônico de atendimento.
O prazo de emissão para o documento é de até cinco dias úteis. Todo o processo, desde a solicitação até a confirmação de que o documento está pronto, é feito on-line. Após a confirmação de que a carteirinha está finalizada, a mesma fica disponível no setor de Protocolo, localizado na sede administrativa da UFJF-GV. O endereço é Rua São Paulo, 745 – Centro. Confira outras informações.
Eventos de volta às aulas
Diversas unidades acadêmicas da UFJF irão realizar atividades especiais por conta do retorno às aulas. As ações incluem aulas inaugurais, palestras e recepções aos estudantes. Confira alguns dos eventos programados:
– Instituto de Ciências Biológicas: o ICB realizará recepção para os calouros dos cursos de Ciências Biológicas e Nutrição, na quarta, 23 de agosto, no Anfiteatro A do instituto. Os novatos poderão conferir palestras com as coordenações de ambos os cursos e participar de uma mesa redonda com alunos veteranos. A vida acadêmica vai ser uma das pautas do encontro, que terá, ainda, um café de confraternização.
– Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: a FAU realizará aula inaugural nesta quinta-feira, 17, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, com o mote “Conversando sobre processos”. As arquitetas Glória Cabral e Juliana Trama irão pautar processos em arquitetura, tendo como protagonista a figura feminina no contexto laterino-americano. O evento é realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Confira outras informações na página da Coordenação do curso no Instagram.
– Faculdade de Educação: a unidade realizará o “Acolhimento na Faced” nos dias 23, 28 e 29 de agosto. A programação contará com oficinas, rodas de conversa, além de uma mesa de abertura com o tema “Conquistas e Desafios para a promoção da Educação para as relações étnico-raciais depois de 20 anos da Lei 10.639”. O encontro contará com a participação da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mediação do diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira. Saiba no site da Faculdade de Educação.
-Faculdade de Letras: o curso de Letras-Libras realiza recepção de boas-vindas e apresentação geral do curso aos calouros nesta segunda, 14. O encontro acontecerá entre 19h e 21h na sala 2030. Logo em seguida, às 21h, haverá a primeira aula de Libras I do período.
– Faculdade de Serviço Social: a unidade realiza nesta quarta-feira, 16, a partir das 20h, aula inaugural com o tema “Visibilidade Trans e Universidade – Reflexões para o Serviço Social”. O palestrante será o professor Guilherme da Silva Almeida, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Almeida foi o primeiro homem trans doutor e professor universitário. A mediação da conversa será realizada pelo professor Marco José Duarte, da Faculdade de Serviço Social da UFJF.
O evento também compõe as ações da Semana Pedagógica da unidade acadêmica e do 5º Seminário sobre LGBTQIFobia e Cidadania LGBTQI+ do Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+), programa de extensão ligado à Faculdade de Serviço Social. No mesmo dia, a partir das 17h, Guilherme Silva de Almeida participará de roda de conversa com o tema “Experiência Trans e Saúde Integral de Trans”, às 17h. O encontro acontece na sede do CeR LGBTQI+, localizada na Casa Helenira Preta, localizada na Rua Severino Meirelles, 260, Alto dos Passos. O telefone é (32) 2102-6310.