Imóvel no bairro São Pedro será ampliado (Foto: Divulgação)

Após processo licitatório, a Universidade Federal de Juiz de Fora firmou contrato com a empresa Jokarla Empreendimentos Imobiliários para a ampliação do imóvel em que hoje são realizadas atividades do curso de Saúde do campus Governador Valadares, no bairro São Pedro. As obras de ampliação visam ofertar novos espaços para o curso de Odontologia da UFJF-GV, uma demanda antiga da comunidade acadêmica.

Conforme caderno de especificações elaborado pela equipe de projetos do campus em conjunto com o departamento de Odontologia, são estimados 3.300m² de área a ser construída, dividida em dois pavimentos acima da estrutura já existente.

A primeira etapa da obra consistirá na elaboração do projeto pela contratada e aprovação do mesmo pela equipe técnica e órgãos responsáveis pela fiscalização. Com o alvará de construção em mãos, será necessário remover a estrutura da cobertura existente da edificação para então começar a “subir” a estrutura. “Em relação ao prazo para a execução da obra, teremos um cronograma mais detalhado quando estivermos com o projeto pronto. Por enquanto, estamos elaborando o projeto e esperamos que ele esteja aprovado até o final do ano”, explica o engenheiro civil da empresa contratada, Adriano Andrade Martins.

O imóvel locado contemplará clínicas e laboratórios, que oferecerão serviços odontológicos a todas as faixas etárias da comunidade. Os serviços prestados incluirão atendimentos clínicos e realização de exames complementares, como cirurgias de nível ambulatorial (maxilo-facial e periodontia), tratamentos endodônticos, tratamentos periodontais, tratamentos para reabilitação oral (restauradores e protéticos), exames radiográficos e processamento de biópsias para emissão de laudos anatomopatológicos. “Serão quatro clínicas no total, sendo uma delas dedicada a pesquisa e extensão e três salas de aula, além de setores administrativos e acadêmicos do departamento de Odontologia”, conforme destaca a arquiteta da UFJF-GV, Sara La-Gatta Martins.

Equipe da UFJF-GV em reunião com empresa que será responsável pela obra (Foto: Gabriella Ramos)

O contrato para utilização do espaço terá vigência de 10 anos, acrescido do prazo necessário para obra, prorrogável por interesse das partes. Já o prazo para conclusão da obra é de 30 meses prorrogável por mais seis meses. “Devido à complexidade da demanda e pela atipicidade da contratação (built to suit) passamos por um longo e complexo processo, com muitas horas de trabalho, estudos e reuniões. Iniciamos esse processo em 2021, passando pela inserção de uma meta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade (objetivo 3 da ação 8) e, devido ao seu prazo incomum de 10 anos, foi necessária aprovação no CONSU. Agora, temos a expectativa de utilizar a nova edificação, no mais tardar, em 2025”, afirma o gestor do contrato e coordenador administrativo da UFJF-GV, Ricardo Grunewald.

Grunewald destaca ainda que a assinatura do contrato representa uma importante conquista para a comunidade acadêmica. “Essa construção visa amenizar o maior gargalo que temos em infraestrutura hoje no campus GV, que é o caso do curso de Odontologia. O curso vem passando por diminuição de vagas da graduação, devido também à falta de infraestrutura. Nossa expectativa é fornecer um espaço adequado para o curso e com isso promover a recomposição das vagas perdidas. Além disso, a concentração de atividade em um mesmo local representa um ganho em logística e diminuição de custos para a universidade”.

Para Leandro Cardoso, diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), o início das obras consistirá em um importante capítulo na história da UFJF-GV. “Este espaço proporcionará aos estudantes e aos servidores do curso e departamento uma estrutura física capaz de atender as demandas básicas existentes. Daremos passos importantíssimos para mitigar um dos maiores desafios e infraestruturais no âmbito do ICV. Quando da finalização das obras, toda a comunidade acadêmica do ICV e de Governador Valadares serão de alguma maneira beneficiadas”.