Estão abertas as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e o Vestibular de Música 2024 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A instituição oferece 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2024.

As inscrições para os módulos I (triênio 2023-2025), II (triênio 2022-2024) e III (triênio 2021-2023) devem ser feitas até às 18h de 13 de setembro, exclusivamente on-line, na Área do Candidato, disponível no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). 

Como forma de auxiliar os candidatos, a UFJF disponibiliza um passo a passo, explicando como funciona a Área do Candidato e quais informações os alunos devem fornecer.

Confira os editais do Pism 2024 e do Vestibular de Música.

Área do Candidato  

A Área do Candidato possui um sistema de fácil compreensão e recomenda-se a utilização de um computador para melhor manejo da interface. Caso seja necessário acessar por meio de algum dispositivo móvel, como tablet e/ou smartphone, é indicado dar preferência para equipamentos com ambiente operacional Android.

A primeira tela solicita o preenchimento do CPF do candidato. Inscritos para o primeiro módulo do Pism devem criar o usuário, informando nome completo, e-mail e data de nascimento. Após essa etapa, o estudante receberá no e-mail informado um código de ativação, para que seja criada a senha de acesso ao sistema.

Candidatos aos módulos II e III devem acessar a Área do Candidato com CPF e senha informados no ano anterior. Há um link para recuperação de senha em caso de esquecimento. Esses candidatos já têm parte dos dados registrados. 

Cadastro
No momento do cadastro de dados pessoais, o candidato deve informar sexo, data, estado e cidade de nascimento, além do nome da mãe. Nas próximas telas, são pedidos documento de identidade, endereço e contato telefônico. Após a confirmação de todos os dados, o estudante entra na tela para as inscrições e pode, ali, escolher participar do Pism 2024 ou do Vestibular de Música.

Na tela seguinte, o candidato seleciona o módulo do Pism que vai realizar as provas, devendo ficar atento na aba que será aberta para confirmação da escolha. Nas próximas páginas, o estudante escolhe se quer solicitar nome social para realização dos exames e se precisa de algum tipo de atendimento especial. Após essas etapas, deve informar o local onde deseja fazer as provas e a escolaridade, apontando dados da escola onde estuda e o ano previsto para conclusão do ensino médio.

Em seguida, é o momento de solicitar a gratuidade da taxa de inscrição. O prazo para este pedido de isenção é até 15 de agosto.

Os pedidos de gratuidade podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Após ultrapassar essa etapa, aparece a tela com os termos de inscrição e, na sequência, outra tela para conferência dos dados informados.

Cotas, curso e campus
Candidatos ao Módulo III do Pism devem ainda selecionar o grupo de cotas ao qual desejam concorrer a uma das vagas, o campus onde pretendem estudar e o curso escolhido.

Ao confirmar a inscrição, o candidato, de qualquer módulo do Pism verá uma mensagem de confirmação, com link para impressão do comprovante provisório de inscrição (que não vale como comprovante definitivo para realização das provas) e da GRU, caso não tenha escolhido solicitar isenção da taxa de pagamento. A taxa tem o valor de R$ 150. O pagamento deve ser feito até às 18h de 14 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária.

Documentação
Todas as solicitações de atendimento especial, sabatistas, nome social e isenção da taxa de pagamento são feitas por meio da Área do Aluno. Enquanto se inscreve, o candidato se depara com telas sobre solicitação de uso de nome social, solicitação de atendimento especial, incluindo sabatistas, e solicitação de isenção.

O candidato pode solicitar atendimento especial ou utilização do nome social até a data limite para a inscrição. Neste ano, há uma aba específica para a solicitação de atendimento a estudantes sabatistas.

Todos esses pedidos exigem que o estudante anexe documentos digitalizados que comprovem as necessidades, conforme determinado no edital. O ambiente aceita arquivos em três formatos, pdf, png e jpg, e tamanho máximo de 2 Mb.

Alterações
O ambiente fica disponível para possíveis modificações de dados até 13 de setembro, exceto nome, CPF, data de nascimento e e-mail. Para se inscrever, o interessado deve usar o próprio CPF, sendo proibido o uso do documento de terceiros, e, caso o RG tenha foto desatualizada, é necessário a obtenção de nova via para a apresentação nos dias das provas.

Por meio deste sistema, mesmo após a inscrição e o pagamento da GRU, é possível alterar dados como o grupo de cotas, o curso desejado, a necessidade ou não de atendimento especial e a cidade escolhida para fazer o exame.

Edital Ilustrado
Pelo segundo ano, a UFJF disponibiliza o edital resumido ilustrado. No documento é possível entender sobre o que é o vestibular seriado, a quantidade de vagas e cursos que são oferecidos, além de informações sobre o sistema de cotas, como se inscrever, pedir isenção e requerer atendimento especial e/ou o uso do nome social durante a realização das provas. Ainda é possível encontrar as datas mais importantes, quais documentos são aceitos na hora da identificação do candidato e o que é permitido levar para a realização das avaliações.

Edital Ilustrado Pism 2024

Outras informações
vestibular@ufjf.edu.br