Mais de 9.418 beneficiários relacionados à UFJF são atendidos pela Unimed JF atualmente (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está em processo de renovação do contrato com a Unimed Juiz de Fora para o oferecimento de 11 opções de planos de saúde a seus servidores, com abrangência local, estadual ou nacional, conforme escolha do titular.

A licitação do serviço de saúde, por meio de pregão eletrônico, foi vencida pela cooperativa local. Nos próximos dias, a contratação será finalizada. Atualmente o plano possui 3.724 titulares, entre servidores ativos e inativos. Somado o número de 3.568 dependentes e de 2.126 agregados, incluindo nesse caso professores substitutos, o total de vidas atendidas chega a 9.418.

Com a nova licitação, foi possível reduzir o reajuste para abaixo da metade do que era previsto para todos os servidores técnico-administrativos em educação, professores e seus dependentes,  correspondendo a quase 80% dos beneficiários. Antes o valor a ser adicionado seria de 10,11%. No novo contrato, será mais baixo, de 4,65%. Em se tratando de agregados, passa a ser de 15,05%. Veja abaixo as tabelas com os valores dos planos.

Não será exigida qualquer forma de carência se a inscrição do beneficiário ocorrer até o próximo dia 30 de setembro, ou em 30 dias após o ingresso na UFJF. Portanto, todo titular, seja antigo ou novo, deverá solicitar a adesão nesse prazo. Podem aderir como titulares os servidores técnico-administrativos em educação e professores da UFJF, ativos ou inativos, e pensionistas. E ainda serem adicionados dependentes e agregados. Professores substitutos podem aderir como agregados.

O prazo para adesão está previsto para começar na segunda semana de agosto, por meio de atendimento on-line e presencial na Central de Atendimento da UFJF, no campus. Mais detalhes sobre o procedimento serão divulgados nos próximos dias no portal da UFJF. O plano de saúde é facultativo; o servidor pode, portanto, decidir por não aderir.

“É muito positiva a reedição desse contrato. Foi um processo licitatório bastante complexo e exigente por parte da Universidade. E o fato de a Unimed ter participado e ter vencido esse processo mostra também o comprometimento dela em oferecer serviços de qualidade para nossa comunidade”, disse o reitor Marcus David à Unimed.

Com o maior plano de saúde da região, a Unimed Juiz de Fora tem o apoio de 1.500 médicos cooperados e 180 prestadores cooperados (hospitais, clínicas e laboratórios). O Hospital Unimed recém-inaugurou maternidade, UTI neonatal e pediátrica.

Planos

Planos incluem assistência em 180 prestadores de serviços, entre hospitais, como o Hospital Unimed (foto), clínicas e laboratório (Foto: Divulgação/Unimed JF)

Os 11 planos incluem atendimento médico-hospitalar, com obstetrícia, e ambulatorial, exames complementares e serviços auxiliares de diagnóstico e terapia, bem como internações, sem exclusão de doenças preexistentes ou crônicas. Há variações de valor conforme a faixa etária, a abrangência – regional, estadual ou nacional -, o tipo de internação em apartamento ou em enfermaria e o pagamento de coparticipação de 30% ou não.

As três primeiras tabelas abaixo mostram o valor integral dos planos para servidores e seus dependentes. Não é o valor que o servidor pagará no boleto à Unimed, pois é preciso subtrair desse montante o subsídio de saúde suplementar do governo.

Servidor, consulte em seu contracheque mais recente o valor do subsídio ou calcule-o, conforme demonstrado a seguir. O subsídio varia de acordo com o grupo etário e a faixa de remuneração bruta subtraída de auxílios, tais como o de alimentação, assistência pré-escolar e transporte. Consulte a tabela de subsídio de saúde suplementar

Exemplo:
Um servidor de 37 anos recebe R$ 5 mil mensais como remuneração bruta. Desse total, R$ 658 são de auxílio alimentação. Logo, sua remuneração para o cálculo do subsídio de saúde suplementar será de R$ 4.342 (R$ 5 mil menos R$ 658).

Consultando a tabela de subsídio, de acordo com a remuneração de R$ 4.342 e a idade do servidor em questão, o valor custeado pelo governo será de R$ 122,02. Logo, ao escolher um plano de saúde, esse servidor terá o desconto de R$ 122,02.

Conforme as normas do Governo Federal, servidores, ativos e inativos, e pensionistas têm direito ao subsídio. Também se aplica no cálculo para dependentes (filhos e enteados) de até 24 anos, desde que esses estejam matriculados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao completarem 24 anos, os filhos e enteados não possuem mais direito ao subsídio, mas até 30 anos são considerados dependentes. Ao fazerem 30, passam a ser agregados.

VALORES DOS PLANOS PARA SERVIDORES E DEPENDENTES

Planos com cobertura regional para servidores e dependentes:

Planos de saúde para servidores e dependentes com cobertura regional

Planos com cobertura estadual para servidores e dependentes:

Planos de saúde para servidores e dependentes com cobertura estadual

Planos com cobertura nacional para servidores e dependentes:

Planos de saúde para servidores e dependentes com cobertura nacional

VALORES DOS PLANOS PARA AGREGADOS

Planos com cobertura regional para agregados:

Plano de saúde com cobertura regional para agregados

Planos com cobertura estadual para agregados:

Planos de saúde cobertura estadual para agregados