Foi renovado por mais 60 meses o acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Universidade de Taubaté (Unitau), através do programa de extensão EducaDOR. A iniciativa teve início em 2022, e prevê a troca de conhecimento intelectual com aplicação no desenvolvimento de ações conjuntas sobre o tema da dor crônica musculoesquelética.
Coordenado pelas professoras do curso de Fisioterapia, Katy Andrade e Ludimila Forechi, o EducaDOR surgiu da necessidade de se reduzir medos, mitos, ansiedade e incapacidades provenientes das dores crônicas musculoesqueléticas. A equipe promove a disseminação de informações sobre a dor e o estímulo do autocuidado por movimento, sempre pautados em evidências científicas.
De acordo com Katy, a renovação da parceria com a Unitau, possibilitará a continuidade de ações de intervenção, com interação ímpar entre docentes e discentes das instituições. “Há intenção de, através do programa EducaDOR, dar continuidade à geração de ações interdisciplinares com participação coletiva entre as universidades envolvidas que propiciem intervenções para o manejo da dor crônica musculoesquelética, em uma visão multidimensional”.
Dor crônica musculoesquelética
A professora Katy explica que a dor crônica é um problema crescente de saúde pública mundial: “Pacientes com dor, muitas vezes, apresentam conhecimento errôneo sobre o assunto. Reconhecemos a possibilidade de que o melhor entendimento a respeito da neurociência moderna da dor e sobre mitos e verdades relacionados com o tema podem ser interessantes para auxiliar no processo de educação dos pacientes com dor crônica, bem como auxiliar a boa construção de conhecimentos à comunidade”.
Ainda de acordo com a docente, o foco do EducaDOR é aumentar a compreensão a respeito de aspectos multidimensionais relacionados com o contexto da dor na comunidade, com indivíduos nas suas diferentes faixas etárias, a criança, o adolescente, o adulto e o idoso.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato pelo email: educador.ufjf@gmail.com