A atração do 34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, no próximo dia 20, reúne cinco músicos, que irão apresentar As Canções de Kurt Weill. Tâmara Lorenzeto, Marcus Medeiros, Claudimar Maia, Francis Moura e Marcelo Lobato irão explorar fronteiras entre estilos musicais variados. A apresentação será realizada às 20h, no Cine-Theatro Central.
O alemão Kurt Weill foi compositor de numerosas obras musicais e demonstrou talento para a área desde tenra idade. A importância de suas criações decorre da transição entre produções populares e eruditas, característica que evidencia a sua autenticidade.
Segundo o pianista Marcus Medeiros, diretor artístico do Festival, o repertório tem um caráter dramático, e muitas das composições contêm letras de Bertold Brecht, dramaturgo que criou, em parceria com Weill, obras-primas do teatro musical socialmente crítico, como A Ópera dos Três Vinténs e Ascensão e Queda de Cidade de Mahagonny. As canções selecionadas para o evento oferecem valiosas possibilidades aos intérpretes, e proporcionam, em paralelo, um ambiente jazzístico americano, com o baixo, o trompete e a percussão. Nesse sentido, as produções do músico vão de Berlim à Broadway, da música de câmara ao cabaré, da ópera ao musical.
Os intérpretes reunidos especialmente para esse concerto possuem forte experiência no setor musical, e exemplo disso é o carioca Marcelo Lobato, membro e fundador das bandas O Rappa e Afrika Gumbe. Seu domínio é extenso: é baterista, vibrafonista, arranjador, produtor e compositor. Já o trompetista Francis de Moura é endorser, desde 2016, da Warburton Music Products (EUA), organizador/curador do Estação Jazz Festival, e diretor musical do Instituto Sandumonense de Arte e Cultura. Além deles, a apresentação conta com o diretor do Festival e do Centro Cultural Pró-Música, Marcus Medeiros, graduado em música e bacharel em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com Claudimar Maia, multi-instrumentista, diretor e produtor musical, com vasta experiência em gravações.
Por fim, As Canções de Kurt Weill serão interpretadas pela cantora crossover e mezzo-soprano Tâmara Lorenzeto, que explora e transita com seu canto por dois ou mais estilos musicais, sendo essa versatilidade uma ferramenta importante para as diversas possibilidades sonoras que ela pode alcançar. Atualmente, a graduada em Licenciatura em Música pela UFJF realiza trabalhos de produção musical com as bandas Abracadabra e Lume e se dedica ao jazz.
A apresentação do concerto será no formato do Palco Central, projeto do teatro com uma proposta intimista, reunido artistas e público no palco, que acolhe uma plateia de no máximo 120 pessoas. Em função disso, a distribuição de ingressos é limitada.
34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga
Dia 20 de julho, às 20h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, S/N – Centro, Juiz de Fora, MG).
Entrada franca (Os convites serão distribuídos na bilheteria do Cine-Theatro Central no dia do evento, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Máximo de dois convites por pessoa). A entrada para o concerto será pela Galeria Azarias Vilela.
* Todos os concertos noturnos do Festival serão precedidos de palestras ministradas pelo Prof. Rodolfo Valverde (UFJF), com início às 19h, nos mesmos locais das apresentações. Com exceção dos dias 23/07, 30/07 e 26/08, em que a palestra ocorrerá às 18h.
PROGRAMA
My ship
(Lady in the Dark)
Kurt Weill/Ira Gerswin
Surabaya Johnny
(Happy End)
Kurt Weill/Bert Brecht
Speak low
(One Touch of Venus)
Kurt Weill/Ogden Nash
Alabama Song
(The Rise and Fall of the City of Mahogany)
Kurt Weill/Bert Brecht
Complainte de la Seine
Kurt Weill/Maurice Magre
Nanna’s lied
Kurt Weill/Bert Brecht
Berlim im licht
Kurt Weill
Buddy on the nightshift
(Lunch Time Follies)
Kurt Weill/Oscar Hammerstein
Je ne t’aime pas
Kurt Weil/Maurice Magre
Youkali
(Marie Galante)
Kurt Weill/Roger Fernay
INTEGRANTES
Claudimar Maia – baixo elétrico
Francis de Moura – trompete
Marcelo Lobato – percussão
Marcus Medeiros – piano
Tâmara Lorenzeto – mezzo-soprano
Outras informações: Pró-reitoria de Cultura (Procult) – (32) 2102 – 3964