Estudantes do curso de Direito do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participarão da edição 2023 da WICADE III Competição de Direito Concorrencial promovida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em parceria com a Rede Women in Antitrust (WIA). A competição será realizada no segundo semestre, com atividades presenciais em Brasília.

O evento busca promover e difundir o estudo de Direito Concorrencial entre estudantes universitários por meio do julgamento simulado de um caso fictício. Para tanto, divididos em equipes, os estudantes atuam tanto na fase escrita, quanto na oral, como advogados das partes de um processo administrativo fictício, supostamente sob análise da autoridade concorrencial brasileira. “Devemos nos organizar e pesquisar sobre o tema proposto para que possamos estar preparados tanto na apresentação dos memoriais baseados no caso que devem ser submetidos até 1º de setembro, quanto na apresentação oral que consiste na defesa do caso frente ao tribunal fictício que acontecerá em Brasília, entre os dias 26 e 28 de outubro”, explicou a estudante de Direito , Letícia Alves.

Além de Letícia, representarão a UFJF-GV os estudantes Matheus Mafra, Leandra Storti, Anna Bárbara Tavares, Liesly Verneck e Matheus Pedro.

A iniciativa de compor uma equipe para representar a UFJF-GV partiu dos próprios discentes, depois de cursarem q disciplina sobre Direito da Concorrência ofertada pelo professor Pablo Leurquin. “Eu fiquei muito entusiasmado com o interesse dos discentes, pois foram eles que tomaram a iniciativa de se organizar e de me procurar para orientá-los. Acredito que é uma experiência muito interessante, pois vai permitir que eles se aprofundem no tema e que desenvolvam outras competências extremamente importantes para a vida profissional”, destacou Leurquin.