Mesa de abertura do evento (Foto: Dante Rodrigues)

A Universidade Federal de Juiz de Fora, através do PET-Saúde Governador Valadares: Ações para o fortalecimento da gestão e da assistência em saúde na Macrorregião de Leste de Minas, promoveu nesta terça-feira, 11, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS-GV), o “Workshop de integração ensino-serviço: Importância do Nível Macrorregional de Saúde do SUS na formação dos futuros profissionais de saúde”.

Professora Waneska Alves é coordenadora do PET-Saúde (Foto: Dante Rodrigues)

O evento propiciou aos estudantes e preceptores um espaço para apresentação dos resultados alcançados pelos respectivos grupos tutoriais, bem como a oportunidade do fortalecimento de vínculos de integração ensino-serviço junto à SRS-GV, conforme destacou a professora Waneska Alves, coordenadora do PET-Saúde. “Os participantes do workshop tiveram a oportunidade de discutir e conhecer as diferentes vivências ocorridas nos 12 meses de execução do projeto”.

Para tanto, foram realizados painéis temáticos, oficinas de trabalho e exposições dialogadas sobre diferentes temas, dentre os quais a Rede de Atenção às Doenças Crônicas e a Rede Materno Infantil. A experiência agradou ao Superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão, que destacou o caráter desafiador do PET. “Nós nunca fomos tão desafiados para essa integração ensino-serviço. Que bom que podemos contar com o apoio da UFJF-GV que é uma instituição que nos proporciona diversas oportunidades de crescimento e evolução, na medida em que traz para dentro do nosso ambiente de trabalho o ensino, a pesquisa e a extensão. Esse projeto nos permitiu olhar para os nossos desafios sob uma outra perspectiva, oxigenar práticas de trabalho, revisitar nossos processos de trabalho, de modo que a gente consiga efetivamente impactar positivamente o nosso território”.

Preceptora do PET e referência técnica na Coordenação de Assistência Farmacêutica da SRS-GV, Lidianny Aparecida Godinho Pêgo também aprovou a experiência e destacou um dos trabalhos desenvolvidos no período. “Atuar durante esses 12 meses no PET-Saúde foi desafiador. Porém, olhar para trás agora nos traz um sentimento de gratidão. Construímos um site sobre Diabetes mellitus com orientações para rotina dos profissionais da Atenção Primária à Saúde da Macrorregião de Saúde Leste de Minas Gerais. Que ele seja amplamente usado e faça a diferença na saúde da população”. Para ter acesso ao site basta clicar aqui.