A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para a segunda edição do curso de extensão “Alfabetização e letramento de surdos: refletindo e revendo métodos e práticas pedagógicas”. Com 200 vagas disponíveis, as aulas buscam, a partir de diferentes espaços e encontros formativos, aperfeiçoar práticas pedagógicas ligadas aos processos de alfabetização e letramento de estudantes surdos.
O curso é aberto ao público em geral, mas docentes vinculados à rede de Educação Básica têm prioridade. As inscrições podem ser feitas até este sábado, 8 de julho, via formulário eletrônico. Após este período, os candidatos recebem notificação por e-mail para a primeira chamada e devem confirmar sua matrícula até domingo, 9.
De acordo com o edital, os encontros acontecem em formato remoto, com aulas assíncronas pelo Google Sala de Aula. A carga horária total é de 40 horas, divididas em cinco semanas.
A iniciativa é uma articulação entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e as faculdades de Letras (Fale) e Educação (Faced). O professor da Fale e coordenador do projeto, Carlos Antônio Jacinto, reforça a importância do curso para a capacitação de pessoas que desejam atuar na educação básica na alfabetização e letramento aos surdos. “Os discentes e professores em formação inicial, quando atuam na educação básica, vão trabalhar com estudantes surdos no processo de alfabetização. Na graduação ainda não existe uma disciplina obrigatória com essa temática. Esse curso vem exatamente para suprir essa necessidade.”
Mais informações
Edital completo