O setor de transportes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) ampliou a frota de veículos neste mês de junho, após receber a doação de uma Nissan Frontier da Receita Federal e dois Honda Fit do campus sede da UFJF. Com as doações recebidas, a UFJF-GV passa a contar com 13 veículos no total.

De acordo com Diener Maick Piske, gerente de infraestrutura e TI da UFJF-GV, o veículo que era da Receita foi obtido através do monitoramento do portal de doações do Governo Federal, em que vários órgãos disponibilizam para doação e reaproveitamento bens considerados ociosos. “Foi identificado o anúncio do veículo pela Receita Federal de Guarulhos e após manifestação de interesse pelo campus foi realizado o processo de doação e transferência do veículo”.

O 4×4 será utilizado para atuação do campus em ações de pesquisa e extensão realizadas em regiões cujo acesso seja difícil. “O veículo possui condições mais confortáveis e seguras para tráfego nessas condições se comparado aos demais veículos da universidade. Ele também será de grande importância em um possível cenário de retomada de projetos e obras do nosso campus definitivo, cujo acesso atual se dá através de uma estrada de chão”, explica Diener.

Já os modelos recebidos do campus sede são resultado de parcerias estabelecidas entre a Gerência de Infraestrutura e TI do campus GV e a Pró-reitoria de Infraestrutura. Os dois Honda Fit serão utilizados durante as rotinas administrativas, visando proporcionar maior agilidade aos servidores da Sede Administrativa nas ações de manutenção, suporte técnico, protocolo e almoxarifado.

“A captação destes veículos se dá dentro de uma ótica sustentável na intenção de otimizar o uso da frota e reutilizar bens já disponíveis e ociosos na administração pública, buscando preservar e dar maior longevidade aos veículos mais novos em um contexto de restrições orçamentárias e de investimentos”, concluiu Diener.