O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David, cumpriu agenda na capital federal, na última terça-feira, 27, com representantes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para tratar sobre a retomada das obras do Hospital Universitário (HU/UFJF). A expectativa é que a demanda seja uma das prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula.

Segundo David, a Universidade, com apoio político de várias lideranças, como, por exemplo, a da prefeita Margarida Salomão e da deputada federal Ana Pimentel, tem realizado, desde o início do ano, esforços para viabilizar a retomada da obra do HU/UFJF.

“Já tínhamos apresentado essa demanda no âmbito do MEC, dentro da Sesu, e também para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – responsável por gerenciar os hospitais universitários. Na reunião, o HU/UFJF foi defendido, tanto pela Sesu quanto pela Ebserh, como uma demanda que deve ser considerada prioritária para o PAC”, aponta David.

Ainda de acordo com o reitor, os esforços que foram realizados por todos esses agentes públicos, geraram como resultado a possibilidade de inclusão do HU/UFJF no PAC. “Na nossa avaliação, as obras que estiverem no programa são as que receberão prioridade pelo governo. Isso nos enche de expectativa, pois sinaliza a possibilidade que essa obra seja retomada.”

Todavia, o governo federal só irá divulgar as demandas prioritárias em agosto de 2023. “As obras que vão constar no PAC são aquelas que serão realizadas até 2026. Caso o HU/UFJF esteja entre as elencadas, nossa expectativa é que ela seja concluída ainda dentro da gestão do presidente Lula”, finaliza David.

Leia mais: UFJF retoma diálogos sobre o retorno das obras do HU

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf