Tem início nesta quinta, 29, a segunda edição das “Jornadas”, com apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo “Comunicação, Arte e Literacia Midiática” e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Ciac) e da Universidade do Algarve (UAlg), de Portugal. A programação acontece na modalidade on-line, via Zoom, a partir das 9h (horário de Brasília) e a participação é gratuita e aberta à comunidade. 

O evento integra uma série de atividades em comemoração aos dez anos do Observatório da Qualidade no Audiovisual, projeto criado na UFJF em 2013 e atualmente desenvolvido em parceria com a Universidade do Algarve, de Portugal. O Observatório, responsável pela organização das “Jornadas”, é coordenado pelas professoras Gabriela Borges e Letícia Torres e pela doutoranda Daiana Sigiliano. Atua nos âmbitos do ensino, da investigação e da extensão e transferência de conhecimento, oferecendo um repositório de análise e crítica de mídia, além de servir como referência cultural e bibliográfica sobre a qualidade audiovisual e a literacia midiática, conceito que se refere aos processos de produção e consumo da comunicação na sociedade contemporânea.

 Esta é a segunda edição das Jornadas. A primeira aconteceu em 2022 e entre os principais temas discutidos estavam ficção seriada, cultura de fãs, documentário, artes e processos de aprendizagem. Além desses, este ano o espaço também será uma oportunidade para debater as literacias que envolvem cultura pop asiática, ficção televisiva, publicidade e turismo. 

Educação midiática
De acordo com Gabriela Borges, professora da Universidade do Algarve e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, estas jornadas, além de marcarem o início das comemorações dos dez anos, apresentam resultados dos trabalhos nos últimos anos sobre a relação do audiovisual com a competência midiática e os diálogos entre a comunicação e a educação em contextos de formação dentro e fora das escolas.

“O conceito de competência midiática abarca uma série de habilidades que são necessárias para o cidadão contemporâneo poder analisar criticamente os produtos da mídia e também se expressar de forma crítica e criativa a partir deles. Nesse novo cenário de produção e consumo do audiovisual contemporâneo, em que o público consegue interagir de forma mais direta, compartilhar e criar conteúdos a partir do audiovisual, a educação midiática se tornou ainda mais relevante”, explica a professora. 

Segundo Gabriela, é importante entender não apenas a criação dentro da indústria, mas como os conteúdos circulam pelas redes e permitem experiências diferenciadas por parte do público. “É uma experiência não só relacionada ao visionamento – que era o que a gente tinha quando se pensava só na televisão. A produção criativa de conteúdos é o ponto-chave.”

O evento, que termina nesta sexta-feira, 30, conta também com a participação do  professor Afonso Albuquerque, que realizou estágio de pós-doutorado na UFJF em 2022. 

As inscrições devem ser feitas até esta quarta, 28, pela página do evento.  

Outras informações
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