O projeto de extensão FisioEduca, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), criou uma animação em vídeo com orientações básicas sobre a necessidade da triagem auditiva para recém-nascidos. O material, elaborado em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Centro de Educação à Distância da UFJF, conta ainda com um mapa em que consta os 79 Serviços de Triagem Auditiva Neonatal oferecidos no estado mineiro.
Também conhecida como “Teste da Orelhinha”, a triagem identifica precocemente possíveis perdas auditivas nos bebês e é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Uma força tarefa foi estabelecida em favor do aprimoramento permanente da rede pública de saúde. Tiivemos a validação da equipe técnica da SES-MG que identificou a utilidade do material para os serviços de todo território estadual”, explicou o professor da UFJF-GV e coordenador do FisioEduca, Peterson Andrade.
No dia 23 de junho, o vídeo de 4 minutos será apresentado durante uma oficina sobre Triagem Auditiva Neonatal que a SES-MG fará junto às SRS do estado. “A parceria da universidade com a gestão pública estadual integra as necessidades reais do sistema de saúde com a capacidade de desenvolvimento da equipe da UFJF. Os serviços de saúde são muitas vezes subutilizados. Buscamos preencher uma lacuna indicada pela gestão estadual do SUS. Observamos um desequilíbrio entre as necessidades, demandas e oferta dos serviços”, concluiu Peterson Andrade.
No mês de abril o projeto FisioEduca já havia criado um material em vídeo animado sobre o Programa de Intervenção Precoce Avançado. O material também foi utilizados para a orientação dos profissionais da saúde sobre o tema.