Como parte das comemorações dos 173 anos de Juiz de Fora, a entrega da medalha do “Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld”, a maior honraria do município, será realizada na próxima segunda-feira, 29, às 19h, no Cine-Theatro Central.

Entre os 25 homenageados, cinco representam a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): o pró-reitor de Infraestrutura e professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Marcos Tanure Sanábio; a professora do Departamento de História Fernanda Thomaz; a professora e ex-diretora da Faculdade de Direito, Aline Araújo Passos; o professor e ex-diretor da Faculdade de Serviço Social, Rodrigo de Souza Filho; e a professora da Faculdade de Medicina, Sandra Helena Tibiriçá.

Além desses representantes, muitos outros homenageados indicados para a honraria deste ano tiveram sua formação acadêmica realizada na instituição. A escolha dos nomes é feita pelo Conselho do mérito formado por representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), da Câmara Municipal, da UFJF, do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e dos descendentes do engenheiro Henrique Halfeld.

Marcos Tanure

Marcos Tanure Sanábio

Pró-reitor de Infraestrutura e professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Marcos Tanure Sanábio é doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Coordenou o curso de graduação em Administração Pública do convênio firmado entre o Brasil e Moçambique, primeiro curso internacional da UFJF, reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC) em 2022.  Tanure também faz parte do comitê gestor do Programa de Pós-graduação em Administração Pública.

Fernanda Thomaz

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, Fernanda do Nascimento Thomaz chegou em Juiz de Fora em 2013, quando se tornou professora de História da África na UFJF. Tem pesquisas sobre relações raciais e de gênero. Criou e coordenou o Pós-Áfrikas, curso de especialização na área de história e culturas africanas voltado para professores da rede básica de ensino.

Atualmente, a docente é coordenadora-geral da Memória e Verdade sobre a Escravidão e o Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas, no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Aline Araújo Passos

Aline Passos

Professora da Faculdade de Direito da UFJF, a advogada Aline Araújo Passos ocupou o cargo de diretora da unidade por oito anos, de 2014 a 2022. Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC-São Paulo, desde 2017, coordena o projeto de extensão Núcleo de Direitos das Pessoas com Deficiência. A iniciativa presta assessoria jurídica gratuita a pessoas com deficiência de baixa renda e suas famílias; realiza pesquisas e promove os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, por meio de mecanismos de informação e conscientização.

Rodrigo de Souza Filho

Rodrigo de Souza Filho é doutor em Serviço Social pela UFRJ e pós-doutor pela Universidade Autônoma do México. Atualmente, atua como professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF – da qual foi diretor por quatro anos, de 2010 a 2014 – desenvolvendo estudos e pesquisas na área de Serviço Social e Gestão, com ênfase nos seguintes temas: administração pública, gestão social e política social. Fez parte do grupo que elaborou o diagnóstico da infância e juventude e gerou subsídios para a construção do plano municipal de proteção integral das crianças e dos adolescentes.

Sandra Tibiriçá

Sandra Helena Tibiriçá

Natural da cidade de Ubá, Sandra Helena Tibiriçá é médica pediatra com doutorado em saúde brasileira. Coordena o laboratório de habilidades da Faculdade de Medicina, e participou da equipe de enfrentamento à Covid-19 da UFJF em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora.

A Comenda Henrique Halfeld

A Comenda é uma homenagem a Henrique Guilherme Fernando Halfeld, nascido em 23 de fevereiro de 1797, na Alemanha. Chegou ao Brasil em 1825, instalando-se em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, onde, em 1836, foi nomeado Engenheiro da Província de Minas Gerais. Designado para construir a Estrada de Paraibuna, que ligava Vila Rica ao Rio de Janeiro, Halfeld acabou dando novo traçado à estrada, o que influenciou no desenvolvimento de Juiz de Fora.

A medalha foi instituída em 1973, durante o primeiro mandato do então prefeito Itamar Franco, e é entregue anualmente, sempre durante as comemorações do aniversário da cidade. A honraria homenageia personalidades e entidades que tenham prestado relevantes serviços ao município.

Confira o nome de todos os agraciados de 2023 aqui.