Mesa de abertura com a presença de Waneska Alexandra Alves, Leandro Cardoso e Rômulo Batista Gusmão (Foto: Dante Rodrigues)

O Projeto de Educação pelo Trabalho (PET) Saúde, Gestão e Assistência da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV), em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde , através da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), reuniu na última quinta-feira, 18, representantes dos municípios da região para o evento “Intervenção na Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil e na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas da Macrorregião Leste de MG”.

O encontro realizado no auditório da Unipac procurou sensibilizar os gestores municipais a respeito de demandas das redes de atenção à saúde, apresentar e distribuir materiais construídos pelos grupos tutoriais e assim melhorar a adesão dos gestores às ações. “É com muita alegria que a UFJF-GV os recebe aqui. É a primeira vez que estamos atuando conjuntamente em uma ação que visa alcançar os 51 municípios da macroleste, em especial, os profissionais da área Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil e da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas”, destacou em sua fala de abertura a professora da UFJF-GV e coordenadora do PET, Waneska Alexandra Alves.

A aproximação com a SRS-GV foi destacada pelo professor Leandro Cardoso, diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), como fundamental para que a universidade possa impactar positivamente a saúde da população. “A UFJF-GV existe há 10 anos e reduzir esta distância entre a universidade e a população, estreitar laços, ouvi-los, certamente, facilita o cumprimento da nossa missão que é impactar de forma positiva os profissionais, a população, os municípios e a realidade do leste de Minas Gerais. Tenho certeza que neste evento temos profissionais e estudantes altamente qualificados, comprometidos com o fortalecimento do SUS”, explicou.

O estreitamento de laços também foi ressaltado pelo Superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão. “Contar com o apoio da UFJF-GV é motivo de grande alegria e de tranquilidade, por saber da competência e qualidade do corpo docente da instituição que vai agregar muito neste trabalho com a nossa equipe técnica. É a primeira vez que a SRS-GV abre as portas para a universidade, e tem sido um movimento muito rico para nós. Eu trato o PET com muito carinho, temos conseguido em nossa rotina refletir sobre a dinâmica de trabalho”.

O evento contou com duas palestras e capacitações realizadas por diferentes grupos de trabalho, com a participação de preceptores, professores e estudantes. O resultado foi elogiado por representantes dos municípios presentes, como Ivan Ferreira Brum, coordenador de Ações Políticas e Vigilância em Saúde de Resplendor. “O PET Saúde foi uma exceletente oportunidade de fazer a integração da Vigilância Epidemiológia da SRS-GV e da Assistência à Saúde da SRS-GV. Essas duas coordenadorias estão apoiando os municípios em busca das melhorias de diversos indicadores. Além disso, a coordenação do PET executada pela UFJF fomenta este apoio para que nós munícipes e técnicos dos municípios possamos desenvolver ações com mais eficiência, resultando na melhoria da prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde”, concluiu.