Novos profissionais integram o quadro de servidores da UFJF (foto: Carolina de Paula)

Tomaram posse na tarde da última quarta-feira, 17, dois novos técnico-administrativos em educação (TAEs) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Henrique Louro Ad’vincula Miranda irá atuar como técnico em laboratório no Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas, e Gildo de Almeida Leonel ocupará o cargo de técnico de tecnologia da informação no Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO). Os dois novos servidores foram aprovados por meio de concurso público.

Veja as fotos da cerimônia

Para  Henrique Louro, ser servidor público da UFJF sempre foi um sonho. Ele ficou em segundo lugar na colocação no concurso realizado em 2022 e se surpreendeu com o resultado. “Eu não tinha muito tempo para estudar, mas a área de anatomia é algo que eu gosto muito e que iria enriquecer muito na minha vida profissional. Eu fiquei em segundo lugar e quando eu fui chamado foi uma baita surpresa. Tudo isso é um sonho estar em uma universidade federal, contribuir com a sociedade, contribuir com pesquisa  e com ensino é bom demais e já quero começar imediatamente.”

Gildo de Almeida já atuava como TAE no Centro de Gestão do Conhecimento (CGCO) como assistente de laboratório e passará a desempenhar a função de técnico de tecnologia da informação. “Foi uma concretização e agora é continuar crescendo dentro da Universidade. Em todos os momentos a UFJF esteve presente na minha vida. Eu estudei no antigo CTU, depois fiz minha graduação aqui, mestrado e agora estou como TAE. Não tem como separar a minha vida da universidade.”

A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, defendeu o serviço público no Brasil. “É sempre muito bom dar posse a um servidor em um mundo em que parece que o serviço público não é necessário. No nosso país, o serviço público é, sim, necessário e tem uma grande importância para a sociedade.” Durante a solenidade, aproveitou para motivar os profissionais a defenderem o papel da instituição para mudar a realidade do país. “Precisamos de trabalhadores que tenham paixão por pessoas. Precisamos respeitar as diferenças e o lugar do outro e entendemos que, juntos, nós construímos uma política educacional forte, na qual os espaços sejam valorizados e respeitados.”

Também estiveram presentes na posse o coordenador de Movimentação e Alocação de Pessoal, Rafael Lucas, o pró-reitor em exercício de Gestão de Pessoas (Progepe) Warleson Peres, a vice-diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Pamela Gerheim e o chefe do Departamento de Anatomia do ICB, André Fernandes.