Após parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde em setembro de 2022, o projeto de extensão “Imunologia nas escolas: uma introdução à ciência” do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tem desenvolvido uma série de atividades educativas junto ao Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (CRAEDI).

Os integrantes do projeto de extensão promoveram palestras voltadas para os pais das crianças atendidas pelo CRAEDI, a respeito da importância da vacinação; participaram de um curso sobre Manobras de Suporte Básico de Vida junto aos colaboradores do CRAEDI; e apresentaram uma peça de teatro sobre a importância dos hábitos de higiene na saúde da criança e do adolescente, com uma dinâmica interativa que ressalta o poder do sabão contra os microorganismos.

Para a coordenadora do projeto e professora do departamento de Ciências Básicas da Vida da UFJF-GV, Pauline Martins Leite Borges, em razão da importância das ações de educação em saúde, visando o conhecimento científico, há a necessidade da utilização de abordagens que intensifiquem o desenvolvimento de habilidades necessárias para a divulgação científica favorecendo a troca de saberes entre a universidade e a sociedade. “Desse modo, torna-se relevante promover ações que visem não apenas o desenvolvimento do papel do educador, mas também desenvolver ações integradoras entre famílias creches/escolas, bem como ações socioeducativas em relação a qualidade de vida e consequentemente de ensino no contexto social dessas instituições”, explica.

De acordo com a diretora do CRAEDI, Patrícia Rodrigues Cancilieri de Faria, a parceria com a UFJF-GV através do projeto de extensão tem sido fundamental na contínua capacitação dos colaboradores. “Os projetos trazem mais conhecimento aos nossos profissionais e mais atendimentos para nossas crianças e estudantes que contribuem para o desenvolvimento do público atendido”.

Alberto Teixeira, estudante de Medicina, durante curso sobre Manobras de Suporte Básico de Vida (Foto: Dante Rodrigues)

A troca de experiências e aprendizados é importante para todos os participantes, conforme destacou o estudante do 5º período de Medicina da UFJF-GV e integrante do projeto, Alberto Teixeira de Andrade. “É uma experiência muito enriquecedora em termos sociais e humanos. Além disso permite que a gente desenvolva várias habilidades como criatividade, trabalho em equipe e comunicação para que realizemos as atividades propostas. Essas competências desenvolvidas são, por fim, úteis tanto na vida acadêmica quanto profissional”, destaca.

Para os próximos dias estão previstas as seguintes atividades junto ao CRAEDI:

12 de maio: palestra sobre as principais formas de higiene  no combate aos microorganismo para os alunos de altas habilidades; gincana sobre os microorganismos e a importância de uma boa saúde para prevenção de doenças com brincadeiras como torta na cara e dança das cadeiras. Será também abordada a cultura dos microorganismos encontrados na mãos das crianças para que eles entendam a importância da lavagem das mãos.

19 de maio: Apresentação sobre as células de defesa do sangue e suas funções; “Porque doar sangue é tão importante?”

23 de junho: Visita aos laboratórios de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia da UFJF-GV. Serão realizadas atividades práticas com os alunos em cada laboratório pelo professor responsável pela disciplina.

30 de junho: estudo do cartão de vacinas, brincadeiras e jogos enfatizando o poder das vacinas e a memória imunológica.

11 de agosto: Teatro sobre a Importância do Sistema Imune intitulado: “A batalha imunológica”.

Mais informações estão disponíveis no perfil do projeto no instagram @imunologiaescolasgv.