Os discentes de Educação Física auxiliaram os estudantes nas 15 provas que integraram a competição. (Foto: Mirian de Fátima de Oliveira Restori)

Vinte estudantes do curso de Educação Física do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) experimentaram um fim de semana de muita adrenalina e aprendizado. O grupo integrou a equipe organizadora da ‘Corrida de Aventura Pedra Negra: Desafio Sobreviver’, realizada no último domingo, 23. Os discentes auxiliaram os participantes ao longo dos sete quilômetros da competição, traçada em cenários naturais icônicos da cidade, como o Pico da Ibituruna e o Parque Natural Municipal.

O principal objetivo da atuação dos estudantes na atividade foi associar os aspectos específicos das atividades físicas em ambientes naturais na prática, realizando assim uma interlocução com três disciplinas do curso de Educação Física: gestão de eventos esportivos, estudos do lazer e práticas corporais de aventura.

A atuação na competição foi uma forma de aproximar os estudantes da prática profissional. (Foto: Mirian de Fátima de Oliveira Restori)

Na avaliação da professora do curso de Educação Física da UFJF-GV, Raquel de Magalhães Borges, a participação na competição foi positiva para a formação profissional dos estudantes. “Nossos alunos puderam participar ativamente das estações de provas, sob a orientação de profissionais altamente qualificados. Foi uma experiência formativa significativa, que envolve a gestão do esporte, o olhar amplo para as possibilidades locais das atividades de aventura e o trabalho em equipe”, explicou Borges, que ao lado de outro docente do curso, Rubian Diego Andrade, coordenou um projeto de extensão criado especialmente para possibilitar a participação dos discentes na ‘Corrida de Aventura’.

As principais contribuições, segundo os estudantes, estão relacionadas com o aprendizado sobre organização de competições desse gênero. (Foto: Érick Pereira da Costa)

Para Pedro Henrique Lau Barbosa, 22, que atuou na estação de orientação, a “organização para uma rápida validação dos pontos dos atletas foi o principal aprendizado”. Já outro acadêmico do campus, Rafael José Gonçalves da Assis, 33, destaca como principais contribuições a “organização de eventos esportivos, postura profissional frente aos atletas e toda a equipe que conformou o evento, resiliência em muitos momentos, respeito a natureza e trabalho em equipe.”

Sobre a competição
A Corrida de Aventura Pedra Negra é uma competição entre equipes formadas por trios mistos idealizada pelo coronel Leite, em parceria com a empresa valadarense ‘Friends Aventura’. Leite é membro da Força Aérea Brasileira e especialista em resgate e sobrevivência, além de apresentador do programa ‘Desafio em Dose Dupla’ do ‘Discovery Channel’.