Para facilitar o planejamento do orçamento familiar em Governador Valadares, o campus local da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) criou o projeto de extensão “Radar dos Preços dos Combustíveis e do Gás de Cozinha“. Coordenado pelo professor Luckas Sabioni, do departamento de Ciências Econômicas, o projeto visa divulgar informações e dados estatísticos sobre os preços dos combustíveis e gás de cozinha na cidade.

Para tanto, são analisados preços de 30 postos de gasolina e 25 firmas que comercializam gás de cozinha. De acordo com o professor Luckas é fundamental que a população tenha acesso a esses dados. “O dia a dia das famílias brasileiras é severamente afetado pela variação dos preços dos combustíveis, tanto diretamente, tornando o custo da locomoção mais caro (levar os filhos à escola, etc.), como indiretamente, com elevações de tarifas do transporte público e nos efeitos que o preço do diesel tem sobre a inflação de bens de consumo de primeira necessidade. Soma-se a isto o impacto que variações no preço do gás de cozinha podem ocasionar nos orçamentos familiares, uma vez que o botijão tem um preço elevado e é de conhecimento público que o gás costuma acabar nos momentos mais inesperados do mês”.

Embora tenha iniciado em janeiro de 2023, o trabalho já traz resultados relevantes. “Por exemplo, o preço médio do botijão de gás (no tamanho convencional) foi de R$ 124,00 na cidade, porém, os preços variaram entre R$115 e R$135. A boa notícia é que o preço desse bem tem caído ao longo do ano, com uma inflação de -1,59% até abril de 2023”, explica Luckas Sabioni.

Já entre os combustíveis, de acordo com os dados coletados pelo projeto, a gasolina apresentou aumento de preço no ano, acumulando alta de 6,14% nos quatro primeiros meses (de R$ 5,05 para R$ 5,35). No mesmo período, o preço do álcool variou -3,03% (passando de 3,96 para 3,86 na média) e o preço do diesel caiu 5,86% (passando de 6,14 para 5,78 entre janeiro e abril).

No instagram do projeto, a população tem acesso ainda a resultados mensais sobre em quais regiões os preços dos combustíveis e gás de cozinha estiveram mais em conta. Confira!