Um artigo escrito pelo professor Anderson de Oliveira Reis, do curso de Ciências Contábeis do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), em parceria com a egressa Ana Luisa Marques Gonzaga, foi publicado na última edição da Revista FSA, do Centro Universitário Santo Agostinho, classificada como B2 no estrato Qualis/CAPES.

O artigo “Relações entre Transferências Governamentais e Desenvolvimento Socioeconômico: Análise em Governos Locais Brasileiros” procurou analisar em que medida o desenvolvimento socioeconômico dos municípios pode ser afetado pelo recebimento das transferências governamentais.

Para tanto, se utilizou de uma abordagem quantitativa e descritiva, da Análise Exploratória dos Dados, Correlação de Pearson e Regressão Linear múltipla como ferramentas de análise estatísticas. A amostra é composta por 2.777 municípios brasileiros com dados referentes ao ano de 2016. “Pode-se concluir que as transferências vinculadas as áreas de saúde e de educação são importantes para proporcionar condições de desenvolvimento para os municípios, no entanto, ainda são necessárias ações para atenuar as diferenças entre as regiões brasileiras no que tange ao desenvolvimento socioeconômico em nível local”, afirmaram os autores.

Clique aqui para ler o artigo completo.