O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia a aula magna “A extrema direita e os desafios para a educação democrática”, a ser ministrada pelo professor Odilon Caldeira Neto. O encontro acontece na quarta-feira, 12, no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH), a partir das 19h. A entrada é aberta para a comunidade em geral.

Os impactos do discurso de ódio, de ideologias intolerantes e do extremismo de direita sobre o ambiente educacional serão debatidos no evento. O palestrante é professor de História Contemporânea e do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF, além de ser coordenador do Observatório da Extrema Direita (OED).

“É a defesa do que podemos chamar de educação democrática que impõe certas barreiras para o avanço do extremismo, que se manifesta de forma tão diversificada no cotidiano da sociedade brasileira. Afinal de contas, nós passamos por uma experiência de fomento de correntes autoritárias no cotidiano político brasileiro”, avalia Odilon Caldeira Neto.

Ainda de acordo com o especialista, os recentes ataques a escolas no Brasil são uma repercussão no ambiente educacional, da proliferação de ideais extremistas no corpo social do país.

“Temos uma recorrência de ataques em escolas, atos violentos, assassinatos, que estão articulados em torno da defesa do nazismo, do fascismo e de propostas misóginas e intolerantes na política. Discutir essas questões têm uma importância muito grande, porque o extremismo de direita se manifesta de forma muito diversificada na sociedade brasileira e, particularmente, também, nas questões que dizem respeito ao ambiente escolar”, destaca.

Evento será às 19h da quarta-feira, dia 12, no Anfiteatro 1 do ICH

A aula magna abrirá as atividades do Pibid/UFJF no semestre. O programa oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes que atuam como estagiários em escolas públicas. Dessa forma, o projeto incentiva a formação docente em nível superior, para atuação na rede de educação básica. O objetivo é contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura, ao promover uma articulação entre os ensinos superior e básico.

Segundo a coordenadora de licenciaturas da UFJF, Mylene Santiago, o tema da aula foi escolhido com base no entendimento da educação como meio de intervenção e mudança sobre as condições do mundo.

“A educação é um ato político e pensamos nela como um direito humano – o direito à escola pública gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. No nosso entender, essa é uma condição necessária para a constituição de uma sociedade minimamente democrática”, afirma.

Outras informações: Pibid/UFJF

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