Calouros do curso de Fisioterapia (Foto: Dante Rodrigues)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) iniciou o semestre letivo recepcionando os calouros na manhã desta segunda-feira, 13. O evento realizado na Pitágoras procurou fornecer aos estudantes informações indispensáveis para a vida acadêmica na graduação.

Durante cerca de duas horas professores e TAEs da UFJF-GV explicaram aos calouros como é a rotina na instituição com informações sobre o acesso ao Siga, carteirinhas, transporte, bem como aos serviços de assistência estudantil (bolsas, atendimentos pedagógico e psicológico), Restaurante Universitário, entre outros.

Ao parabenizar os estudantes presentes, a gerente de Graduação Angélica Cotta ressaltou que ter acesso a uma vaga na universidade pública é uma conquista que deve ser comemorada. “Estar na UFJF-GV não é para todo mundo. Muita gente gostaria de estar aqui, então parabéns. Queremos acolhê-los da melhor maneira possível, para que a UFJF seja como a casa de vocês”.

Vice-diretor Alex Sander de Moura durante conversa com novos estudantes (Foto: Dante Rodrigues)

Ao citar algumas dificuldades enfrentadas pela UFJF-GV, o vice-diretor e coordenador acadêmico da UFJF-GV, Alex Moura, procurou tranquilizar os estudantes. “Apesar de todos os obstáculos financeiros e de infraestrutura a nossa universidade tem oferecido uma educação de qualidade”.

Já Rafael Modesto, estudante de Administração e representante do Diretório Central dos Estudantes, explicou aos novos colegas a importância do movimento estudantil. “Nossa função é ajudar o estudante na vivência e permanência na universidade. Aqui provavelmente viverão os melhores anos de suas vidas, mas terão dias que serão difíceis, então não deixe de procurar ajuda. Quando a gente caminha junto é muito mais fácil. Experiência universitária é muito melhor coletivamente”.

Durante o evento, os calouros ainda puderam acompanhar apresentações culturais de estudantes veteranos. Arthur Lopes de Oliveira, do 2º período de Fisioterapia; Mariana Mendes, do 5º período de Nutrição; e Thomaz Edson Chaves Fernandes, do 10º período de Direito animaram o público presente com canções da Música Popular Brasileira.

Expectativas

Ellen Cristina, caloura do curso de Direito (Foto: Dante Rodrigues)

Da cidade de Taparuba, a 186 km da UFJF-GV, a caloura Ellen Cristina Moreira de Souza se mudou para Governador Valadares em busca do sonho de se formar em Direito em uma universidade pública. Aprovada através do Pism, a jovem ficou feliz com o que viu na recepção. “A gente chega meio perdido, não sabe o que fazer, como fazer, então a recepção dá esse apoio para que eu possa realizar meu sonho. Me sinto realizada com o que eu escolhi e vou me esforçar muito para que todas minhas expectativas sejam concretizadas”.

Letícia de Oliveira Rosa, calouro do curso de Fisioterapia (Foto: Dante Rodrigues)

Já a caloura Letícia de Oliveira Rosa, de Ponte Nova, cidade a 257km de Governador Valadares, pretende se graduar em Fisioterapia na UFJF-GV. “Eu sempre quis ser da área da saúde, mas como sempre soube fazer massagem optei pela Fisioterapia”, brincou a caloura que se mudou para Governador Valadares há duas semanas “Aqui é muito quente, mas vou superar”.

Veja fotos do evento no link disponível aqui.