Cerimônias foram realizadas nesta terça, 7, em Governador Valadares (Foto: Gabriella Ramos)

A Universidade Federal de Juiz de Fora apresentou à sociedade mais de 80 novos profissionais egressos do campus Governador Valadares. As cerimônias de colação de grau referentes ao segundo semestre letivo de 2022 aconteceram nesta terça (07) e reuniram familiares e amigos de formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Clique aqui e confira as fotos.

Jannayna Macedo celebra formação em uma universidade pública, gratuita e de qualidade (Foto: Dante Rodrigues)

Entre os presentes no auditório, o sentimento era de orgulho por ter conquistado o diploma em uma universidade pública como a UFJF-GV, conforme destacou a egressa do curso de Farmácia, Jannayna Macedo. “Quero agradecer aos nossos professores, que nos guiaram e nos inspiraram ao longo do caminho; aos nossos técnicos, os TAEs, que contribuíram para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão; aos funcionários de serviços gerais que nos proporcionaram um ambiente ideal; aos nossos familiares e amigos, que nos apoiaram incondicionalmente, e a cada um dos meus colegas formandos, que tornaram essa jornada mais rica e significativa. Viva o ensino público, gratuito e de qualidade”.

Administrador Manoel de Paula pretende seguir carreira acadêmica (Foto: Gabriella Ramos)

Para o administrador formado, Manoel de Paula, a conquista do diploma representou a realização de um sonho. “É uma gratidão enorme me formar na UFJF-GV e enfim poder devolver à sociedade todos os ensinamentos que me foram proporcionados pela universidade”, destacou o egresso que pretende continuar investindo na carreira acadêmica. “Não dá pra parar, tem que continuar estudando”.

O advogado Luiz Eduardo celebra a conquista do diploma ao lado da família (Foto: Dante Rodrigues)

Já aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o egresso do curso de Direito da UFJF-GV Luiz Eduardo Gomes Oliveira também pretende continuar os estudos. “Acredito muito na formação que eu e meus colegas tivemos para que possamos brilhar na carreira jurídica. Contudo é importante nos qualificarmos ainda mais para ingressar em um mercado de trabalho extremamente competitivo”, explicou o advogado que arrancou lágrimas do pai Cláudio Pereira de Oliveira Júnior. “Estou sem palavras. Muito obrigado pelo apoio que a universidade deu ao meu filho”.

A vice-reitora Girlene Alves parabenizou a todos pelas conquistas e destacou os inúmeros desafios enfrentados pelas instituições públicas de ensino superior nos últimos anos. “Enfrentamos cortes orçamentários e uma pandemia. Porém, mesmo em um cenário tão devastador, podem ter certeza que a UFJF fez de tudo para proporcionar a vocês uma formação de qualidade”.

Entrega medalha JK

Ângelo Denadai, diretor da UFJF-GV; Leandro Cardoso, diretor do ICV; e Girlene Alves, vice-reitora da UFJF-GV (Foto: Dante Rodrigues)

Em meio às celebrações de colação de grau, o professor Leandro de Morais Cardoso, diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), foi homenageado com  a medalha Presidente Juscelino Kubitschek.

Criada pela UFJF em 2003 para homenagear ex-alunos da Instituição que se projetaram no cenário nacional, em 2016, a honraria foi estendida aos docentes, técnico-administrativos em educação e, ainda, a pessoas da comunidade que tenham prestado importantes serviços à Universidade.  “Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho em prol da universidade e da sociedade. Tenho certeza que é um marco que me estimula ainda mais a seguir este caminho”, comemorou Leandro.

A lista dos homenageados é definida a partir da indicação das unidades acadêmicas e da Administração Superior e apresentada em reunião do Conselho Superior (Consu).